


A Barragem Cimeira, também conhecida como Barragem do Alvão, situa-se no coração do Parque Natural do Alvão, a uma altitude de 1060m. Este enorme espelho de água, construído na década de 40 e destinado ao regadio, é actualmente abrigo de dezenas de espécies animais, como por exemplo a lontra (Lutra lutra). Num dia calmo, o espectador mais atento poderá observar estes espécimes aproveitando o sol quente de altitude.
A barragem situa-se cerca da vetusta Lamas De Olo e é um excelente local para uma caminhada, um piquenique ou apenas relaxar.



Se as cores de um céu azul e o reflexo das nuvens dá ao local um toque tropical, o encanto das margens cobertas de neve são um espectáculo que não vai queres perder. Atenção que por vezes, no Inverno, o local fica intransitável, deverá informar-se antes de empreender a subida da serra.
Neste local começa também um interessante percurso circular que atravessa a serra até Lamas de Olo.
(brevemente mais informações sobre este percurso)(Trilhos de outros blogs: http://darasola.blogs.sapo.pt/22232.html)






Localização da Barragem Cimeira – Parque Natural do Alvão
- Coordenadas: 41°21’20.10″N 7°47’37.34″O
- Altitude: 1060m de altitude;
- Como chegar: A partir do IP4 – Saída Norte de Vila Real/Chaves (EN 2), virar à esquerda para Borbela/Lamas de Olo/ Barragem do Alvão (EN 313). Para regressar a Vila Real – Fazer o percurso inverso ou em Ermelo apanhar a EN 304 com direcção à Campeã. Apanhar o IP4 com direcção a Vila Real/Bragança ou Amarante/Porto.
Olá boa tarde, gostava de comentar por email.