Às portas da cidade da Guarda, a Cascata do Caldeirão é uma cascata “gigante” (quase) secreta. Mas este segredo, vai em breve ser desvendado com a construção dos Passadiços do Mondego.
As águas da Ribeira do Caldeirão, depois de se juntarem na albufeira, precipitam-se por entre as escarpas íngremes, deixando atrás de si uma garganta impressionante e uma cascata em tons cor de rosa que ombreia com as mais fotogénicas que encontramos por esse Portugal fora.



Bem, mas para lá chegar é preciso calçar as botas e saltar de pedra em pedra, mas vai valer cada gota de suor. Felizmente para uns, a tarefa começa a estar mais fácil com a construção dos Passadiços do Mondego que nos deixa bem perto da queda de água.
Começamos o percurso junto à Ponte da Mizarela, uma belíssima ponte Medieval sobre o rio Mondego, para de imediato virarmos à direita para a calçada Romana de Pêro Soares (Nota: no final do artigo, temos um mapa detalhado com o percurso).



Depois de uma subida íngreme, com vistas ímpares para o vale do Mondego, entramos no troço dos passadiços que já estão contruídos. A caminhada daqui é plana, tranquila e sem esforço.



Saltamos dos passadiços para nos emaranharmos num bosque de castanheiros e passarmos a ribeira para o outro lado. Agora, a coisa muda de figura. O trilho que segue paralelo à Ribeira é estreito, mas transitável, pelo menos fora da época das chuvas.



A pouco e pouco, as rochas que fazem o leito da Ribeira começam a ganhar tons rosa e vermelhos. Há pequenas poças e cascatas ao longo do leito.
Saltamos de pedra em pedra, procurando o melhor trilho para acedermos à zona da cascata. Voltamos a trocar de margem. Agora, do lado esquerdo, há uma corrente de metal que nos auxilia a ultrapassar o último obstáculo e a subir a rocha.



Estamos cá em cima. O barulhos da água é a melodia perfeita para o cenário que se abre pela frente. Já tínhamos visto diversas fotos da cascata em si, mas estávamos longe de imaginar o seu entorno. As escarpas são ingremes e medonhas, fervilhando-se até lá em cima, o bailado de cores mutando com o passar da água, tudo é mágico neste recanto…






Andámos por ali uma boa meia hora apreciando cada detalhe da natureza. Daqui vê-se perfeitamente o local onde está o Miradouro do Mocho Real, onde já estivemos tantas vezes e de que tanto temos falado.
Miradouro do Mocho Real
Se quiserem ter uma perspetiva bem diferente de toda a zona envolvente da Barragem do Caldeirão, e das escarpas por onde corre a Ribeira, têm de subir ao Miradouro do Mocho Real, que é bem perto da cascata. Temos toda a informação neste artigo: Miradouro do Mocho Real – Serra da Estrela
Passadiços do Mondego – ATLUALIZAÇÃO 2023
Agora o acesso à cascata do caldeirão está bastante mais fácil. Com a construção dos Passadiço do Mondego podemos apreciar a Cascata sem necessidade de todo o percurso que descrevemos acima, uma vez que existe uma plataforma, acessível através dos Passadiços que dá diretamente para a Cascata.
Os Passadiços do Mondego são um conjunto de passadiços de madeira que constituem um itinerário pedestre nas margens do Rio Mondego e Ribeira do Caldeirão. Começa no arco da barragem do Caldeirão e termina junto à aldeia de Videmonte. O percurso tem uma extensão de 12 km, sendo 6,5 km em estruturas de madeira e os restantes em caminhos rurais (terra).
Os passadiços foram inaugurados em novembro de 2022 e são uma atração turística de grande importância para a região da Guarda. Ao longo do percurso, os visitantes podem observar uma grande variedade de flora e fauna, incluindo aves, mamíferos e répteis. Também é possível observar as ruínas de um antigo castelo, a barragem do Caldeirão e a aldeia de Videmonte.



























Dicas e informações para visitar a cascata do Caldeirão em segurança
Localização: a Cascata da Ribeira do Caldeirão situa-se a jusante do paredão da barragem do Caldeirão, a poucos kms da cidade da Guarda e já no Parque Natural da Serra da Estrela. Ver a localização no Google Maps. As coordenadas são: 40.5324, -7.3307
Como chegar à Cascata: para lhe acedermos temos de seguir um trilho que se inicia junto à afamada ponte medieval da Mizarela. Pode descarregar o trilho aqui, são cerca de 2,5 km ida e volta. Como parte do passadiço já está construído, o percurso nessa zona é bastante fácil, ao contrário da parte final, que é entre pedras, saltando buracos e evitando zonas mais escorregadias.
- Descarregar o Trilho em formato GPX;
- Ver o trilho até à cascata através do Wikiloc;
É possível ir à cascata com crianças e bebés? Não. Apesar de aparecermos com o Simão às costas na mochila, a zona final é bastante perigosa para levar um miúdo às costas e por isso optámos por deixar o rapaz, em segurança e com companhia, no final do passadiço.






Que visitar perto da Cascata do Caldeirão
A cascata da Ribeira do Caldeirão encontra-se na ,parte norte da Serra da Estrela, por isso
- Visite a cidade da Guarda, a mais alta do país, a poucos km daqui;
- Passeie ao longo do Vale do Mondego;
- Suba ao Miradouro do Mocho Real para ter uma perspetiva bem diferente de toda a zona envolvente da Barragem do Caldeirão
- Se for Verão, porque não um mergulho na Praia da Barragem do Caldeirão?
- Ainda no Verão, se quiser dar um mergulho numa das mais bonitas praias da redondeza, dê um salto à Praia da Quinta da Taberna, em Videmonte. É simplesmente fabulosa. Veja aqui a lista com as melhores praias da Serra da Estrela.
- Claro que, se quiser aproveitar para desbravar a Serra da Estrela, pode ler este nosso artigo com os melhores lugares nesta linda Serra.
Parabéns pela muito valiosa informação ( escrita e em imagens de qualidade ) que nos deixam com a água na boca !
pena ter QUASE 86 anos…
Continuem para nosso deleite, por favor.
Abraços.
Que bonita!
Quero lá ir!
A cascata do caldeirão agora é acessível através dos passadiços do Mondego. Abraço.