É oficial. A partir de Outubro de 2013, entrar no Parque Güell, em Barcelona, vai custar entre 7 e 8 euros de entrada para turistas.
O Parque Guëll era uma das únicas obras de Gaudí cujo o acesso era gratuito… deixou de ser!
Para já, os habitantes das zonas circundantes do parque terão acesso gratuito.
Ainda que o pagamento não seja consensual entre a população de Barcelona, de acordo com o Governo desta comunidade autónoma, o pagamento tem o objectivo de melhorar a qualidade de vida das povoações vizinhas e a proteção do património artístico e cultural da cidade de Barcelona.
Construído entre 1900 e 1914, a pedido do industrial Guëll, o parque é hoje um espaço público, incluído na lista de património da humanidade, pela UNESCO.
Em fevereiro de 2012 percorremos os espaços do modernismo em Barcelona , como não podia deixar de ser, maravilhámo-nos com as formas curvilíneas características do traço de Gaudí:
Ainda que estas medidas possam, em último grau, controlar o acesso ao Parque, não nos parece, como é óbvio, que o principal objectivo seja o da proteção do espaço em si mesmo, mas sim uma forma de rentabilizar e lucrar com um dos espaços mais frequentados desta belíssima cidade.