Distância: 4,6 km Tipo de percurso: Circular Desnível: 280m Dificuldade: Baixo Localização: Corvos-à-Nogueira, Viseu (ver mapa)
Bem junto à cidade de Viseu, num vale formado pelo rio Sátão, foi recentemente marcado o PR-3 Rota de Corvos. Este percurso faz parte da Rede de Percursos Pedestres do concelho de Viseu.
Há anos que não passava por aqui… tudo parece mais pequeno, agora que vi o mundo! Nas estradas parece impossível passar o gigante autocarro que me levava até Viseu.
Entretido nestas lembranças descemos em direcção ao rio Sátão, agora, no início do Outono, a correr mais forte. Entre caminhos rurais surgem os primeiros sinais do Outono. Os amanita muscaria, as vinhas despidas das uvas, os tons avermelhados das folhas, as abóboras estendidas no manto verde…
Cruzando os campos e o centro da aldeia, descemos à praia fluvial e depois subimos até ao alto do adro da Igreja de Nª Srª de Lurdes, com uma bela panorâmica sobre a aldeia de Corvos. Agora, circulamos em “zigue-zague” pela aldeia. Paramos em frente da Casa do Eirado, um belo exemplar do Séc. XVIII, infelizmente ao mau estado de conservação. Bebemos água da Fonte das Três Bicas e parecemos rejuvenescer com estas águas que ao longo dos tempos têm ganho fama de medicinais.
Voltamos a entrar na zona rural, ladeados por campos verdes, divididos a meio por estacadas de vinha e castanheiros gigantes.Descemos, agora, a antiga estrada romana (placard informativo), já na recta final. Fazemos as ultimas contas da cache enigma do Geocaching e, de repente, estamos de volta ao ponto de chegada. Mais leves… mas felizes…
Parabéns pelo blog que agora descobri.
Parece que tem muito em comum com o meu.
Boa noite
Obrigado por passar por este espaço. Espero que volte mais vezes. Estive a viajar, ou melhor, a percorrer o http://darasola.blogs.sapo.pt/ e gostei muito. Irei voltar. Grandes caminhadas 😉 Vou ser um seguidor…
Abraço,
Sérgio