Não é a primeira vez que contemplo os socalcos do alto desta colina bem guardada pelas palavras do poeta, e daqui, do Miradouro de São Leonardo de Galafura, contemplo as águas do Douro.



Convenço-me que não adianta escolher ir pela manhã ou pela tarde, pois, pelos socalcos talhados entre a pedra dura, à custa de muito suor, a luz trespassa transportando notas do labor, da argúcia e da dedicação para criar esse néctar supremo: o vinho!
Dizem que é uma das paisagem mais bela do mundo. Não sei se será. Sei apenas que é a mais belas das entradas nesse reino a quem Torga chamou de Maravilhoso.



Miradouro de São Leonardo de Galafura é um dos mais enigmáticos miradouros da região duriense. Daqui podemos admirar o vale do Douro em todo o seu esplendor. A beleza do local tem encantado as pessoas e inspirado os poetas. Miguel Torga, nascido a poucos kms de Galafura, na aldeia de São Martinho de Anta, era contemplador assíduo das água do do douro que correm lentamente lá no fundo. Em 8 de Abril de 1977, Torga inspirado pelo Douro, faz-lhe uma das mais belas homenagens… um poema, que hoje se encontra eternizado na fachada da capela erigida lá no topo.



Mais informações sobre o Miradouro de São Leonardo de Galafura
- História: Sobre a história da pequena povoação de Galafura, visite-se o site da Câmara Municipal de Peso da Régua.
- Localização: Entre o Peso da Régua e o Pinhão, saia em Covelinhas para chegar ao alto de São Leonardo e à respectiva capela. Daqui pode vislumbrar e deslumbrar-se com o vale do Douro. Para melhor localização veja São Leonardo de Galafura no Google Maps. De Vila Real, saia pela estrada nacional 313 (Parque Industrial) e siga até encontrar placas com a indicação de Miradouro. GPS: Latitude 41° 10′ 21.684″ Longitude: 7° 40′ 19.887″



[…] | em destaque | São Leonardo de Galafura […]
[…] Mais informação sobre o Miradouro de São Leonardo de Galafura […]
Miguel Torga já disse tudo!…..
[…] Credit: https://osmeustrilhos.pt/2012/07/10/sao-leonardo-d-galafura/ […]