Quando começámos a deambular pela cidade que acabava de acordar, nem parecia que estávamos numa cidade espanhola: calma, tranquila, sem carros! Só mais tarde nos demos conta de que era feriado e que estávamos numa das épocas que mais diz aos espanhóis, a semana santa.
As ruas da cidade velha de Ourense estavam desertas, as lojas fechadas e as pessoas, de certeza, ainda a dormir.
Tínhamos planeado fazer uma pequena visita à cidade antes de passarmos pelas termas de Pozas Muiño da Veiga e de rumarmos à zona da Ribera Sacra, nas margens do Rio Sil.
Vagueámos um pouco pelas ruelas até que desembocámos, de frente, na Catedral de Ourense. Um edifício imponente que, pela aparência, há de ter atravessado séculos e histórias.



E por falar em Histórias, reza a lenda que a Catedral de Ourense, foi mandada construir por um monarca suevo chamado Carriarico, que ao adoecer o seu filho, pediu ajuda a São Martinho de Tours e, em agradecimento, mandou construir um templo no lugar onde se encontra agora a catedral (pelo menos, é o que conta a Wikipedia acerca da Catedral de Ourense).



As incursões muçulmanas na península ibérica fizeram das suas e destruíram a catedral que se voltou a reconstruir nos Séc. XII e XIII, em plena época do românico e que se manteve, mais ou menos inalterada, até hoje.
Mas então, vamos lá às fotos da Catedral de Ourense.(clicar na foto para abrir a galeria)
Informação Prática
Preço: Entrada gratuita