Há 5 Vilas Medievais no Sabugal que todos devíamos conhecer. Não só porque são bonitas, mas acima de tudo porque estão umbilicalmente ligadas à formação da nossa nacionalidade, a Portugal.
Há todo um mundo para (re)descobrir no interior de Portugal e é inegável que o concelho do Sabugal tem um património riquíssimo, daqueles em que em cada pedra, em cada canto, se conta uma história. E é da história que hoje vamos falar, vamos numa viagem até às 5 Vilas Medievais no Sabugal: Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior.



Se a Aldeia Histórica de Sortelha é sobejamente conhecida, existem outras vilas e aldeias que, não tendo o reconhecimento de Sortelha, são uma marca identitária deste território e a sua história é também a nossa, a história de Portugal como povo.
Vilar Maior
Começamos a nossa viagem por Vilar Maior. Visto do céu, Vilar Maior tem talvez o mais fotogénicos dos castelos e um dos mais desconhecidos. Assim, sozinho, rodeado de uma paisagem tão característica dos territórios de RibaCôa é um deleite para os sentidos, é daqueles lugares em que o por-do-sol parece arrebatar ainda mais.



Vilar Maior, apesar da grandeza que ainda perdura pelas calçadas e casario imponente, é uma sombra da grandiosidade de outrora. A vila fez parte do Reino de Leão até à sua conquista por D. Dinis. Na sequência do Tratado de Alcanizes, Vilar Maior passou a fazer parte do território nacional, contudo foi perdendo alguma da influencia com a fixação da fronteira a alguns quilómetros.

Que visitar em Vilar Maior?
- Castelo
- Ruínas da igreja medieval de Santa Maria do Castelo
- Igreja matriz
- Museu de Vilar Maior (edifício onde funcionou a Câmara Municipal, tribunal e prisão)
- Painel com gravuras da Idade do Bronze Médio
- Solares no Largo das Portas
- Pelourinho
- Ponte medieval sobre o rio Cesarão
Para acompanhar a visita a Vilar Maior sugerimos que descarregue um flyer disponibilizado pelo Município do Sabugal, onde encontrará um mapa e dicas para a visita.
Sortelha
Sortelha dispensa apresentações. É uma das Aldeias Históricas de Portugal e, quando percorremos as suas ruas empedradas, é fácil perceber porque é que alberga tal galardão. Há qualquer coisa de mágico naquelas ruas, parece que há todo um legado que nos acompanha quando entramos pela Porta da Vila e nos aventuramos pelas ruelas acima.
Quando tudo é assim tão perfeito, é difícil não nos enamoramos.



Sortelha pode orgulhar-se de uma das mais bem preservadas Aldeias Históricas, tudo graças às obras realizadas em finais dos anos noventa, que lhe devolveram o cunho ancestral. Há poucas dicas a dar sobre Sortelha, perca-se apenas nas suas ruelas, sente-se e desfrute de um café ou uma bebida fresca no Verão. Aproveite as vistas fabulosas e tente encontrar a cabeça da velha.



Que visitar em Sortelha?
- Castelo e Muralhas
- Torre Sineira
- Igreja Matriz de Sortelha
- Antiga Casa da Câmara e Cadeia
- Cabeça da Velha
- Jardim do Anel
- A Porta da Vila
- A Porta Nova
- Portas da Traição
- O Pelourinho
- A Rua do Forno
Sabugal
É na sede do concelho, na Cidade de Sabugal, que encontramos o famoso castelo das Cinco Quinas. Reza a tradição que aqui a rainha Isabel de Aragão, fiel esposa de D. Dinis, terá transformado o pão do regaço em Rosas, dando origem à lenda e à proclamação de Santa Isabel, Rainha de Portugal. São rosas, senhor, são rosas…



O Castelo do Sabugal é monumento único em Portugal, uma vez que tem 5 quinas, em vez das normais quatro. Banhado pelo lindíssimo Rio Côa, não admira que uma das iguarias por estas bandas seja a truta do Côa, principalmente em molho de escabeche.
Uma curiosidade, durante as invasões francesas, foi nas proximidades da cidade – Gravato – que se deu a última batalha em território nacional.



Que visitar no Sabugal?
- Câmara Municipal
- Solar dos Britos
- Museu do Sabugal
- Igreja Matriz
- Igreja da Misericórdia
- O Largo da Fonte
Alfaites
Sabiam que Alfaiates é das localidades mais recentes de Portugal? Só em 1297, pelo tratado de Alcanizes foi integrada em território nacional, assim como a sede do concelho, o Sabugal e Vilar Maior. Até então e desde a fundação do nosso reino, em 1143, estiveram sob domínio do Reino de Leão.



Apesar de ser das mais jovens terras portuguesas, as sua antiquíssima história fala por si e ficou para sempre gravada num dos mais desconhecidos tesouros das beiras, o seu castelo. Outrora pertença de grandes senhores encontra-se hoje entregue a si mesmo, fechado sob o perigo da ruína eminente. Uma volta pela pequena aldeia permite perceber a importância de outrora, bem gravadas nas suas casas senhoriais, na pedra fina da igreja, no traço das suas ruelas…



Que visitar em Alfaiates?
- Castelo de Alfaiates
- Santuário de Sacaparte
- Busto de Brás Garcia de Mascarenhas
- Solar dos Camejos
- Igreja Matriz
- Igreja da Misericórdia (românica)
- Pelourinho
- Antiga casa da Câmara
Vila do Touro
A Vila do Touro é (talvez) a menos imponente de todas as vilas medievais do Sabugal, no entanto, escusado será dizer que tem uma história singular e preserva uma beleza ímpar. As ruas cravadas de granito rugoso conferem-lhe uma identidade tão própria. A Vila do Touro foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX e esta importância está bem patente no casario e monumentos religiosos que aqui podemos encontrar, com especial destaque para umas bonitas janelas em estilo manuelino.



Apesar dos vários motivos de interesse na Vila do Touro, o destaque vai para o seu castelo, erigido o alto de uma elevação sobranceira ao vale da Ribeira do Boi e de onde se têm vistas magníficas para a zona da Guarda e até para os territórios espanhóis. Infelizmente, o castelo está em mau estado de conservação, apesar do Município do Sabugal ter planos para proceder à sua recuperação.



Que visitar na Vila do Touro?
- Castelo
- Pelourinho
- Janelas Manuelinas
- Capela de Nossa Senhora do Mercado
- Casa do Barroco
- Igreja Matriz
- Capela de São Sebastião
- Capela de São Gens e cruzes do antigo Calvário
Como organizar a sua visita as 5 vilas medievais no Sabugal?
Apesar de as distâncias entre os vilas medievais não serem elevadas, recorde-se que está no interior de Portugal, que terá de fazer parte dos trajectos por estradas secundárias que circulam por montes e vales (mais montes do que vales).
Pode visitar as 5 vilas medievais do Concelho do Sabugal num só dia, apesar de ter de começar bastante cedo. O ideal é dividir por dois dias. No primeiro dia visitar, por exemplo, Sortelha e Sabugal, e no 2º dia visitar Vila do Touro, Vilar Maior e Alfaiates.
Se for Verão de aproveitar as muitas praias que se estendem ao longo do Rio Côa, ou então na Serra da Estrela, onde a água é fria, mas límpida e com uma envolvente natural que lhe vai ficar na memória.



Onde se alojar para visitar as 5 vilas medievais no Sabugal?
- Cró Hotel Rural e Termal Spa – Rapoula do Côa. (perto de Vilar Maior, Alfaites e Vila do Touro)
- Hospedaria Robalo – Sabugal (bastante central em relação a todas as vilas medievais)
- Palheiros do Castelo – Sabugal (bastante central em relação a todas as vilas medievais)
- Casas da Lagariça – Sortelha (Boa localização para visitar Sortelha e Sabugal, mais longe das restantes vilas medievais)
- Zona Balnear do Meimao – Meião, Penamacor (Bungalows localizados na albufeira de Meimão. Ideal para o Verão)
Além dos alojamentos referidos, existem outras opções interessantes, principalmente casas em ambiente rural. Se quer descansar e contactar com a natureza, mas não abdica das comodidades de um espaço moderno, então a nossa sugestão vai para o Cró Hotel Rural e Termal Spa na Rapoula do Côa.