A tarde começa diferente. Os dias de chuva deram uma trégua e resolvemos aproveitar o sol convidativo e partir, por entre as curvas do Douro, até Salzedas. Sol, caminhada, monumentos históricos são para nós os ingredientes da receita perfeita.



Organizada pelo projeto Vale do Varosa, e orientada pelo Doutor Luís Sebastián, a caminhada “À Roda da Cerca no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”, inicia-se entre os claustros do antigo mosteiro da ordem de Cister, cada arco, cada coluna erguidos, alguns desde o século XIII, assistiram ao florescer do mosteiro, que durante cerca de quinhentos anos, abrigaram os monges e todos aqueles para os quais o mosteiro existia.
Naqueles tempos as horas eram longas, os acontecimentos demoravam-se e prolongavam as dinâmicas que envolviam as populações.
De Salzedas a Lamego, a distância media-se em longas viagens de perigos a cada esquina. Vieram os franceses, semearam o medo.
Depois os monges foram expulsos, o mosteiro e os seus bens leiloados às peças em partes ínfimas que partiram a sua unidade secular. Daí, até há pouco, o tempo voou e varreu, sem piedade o mosteiro que ruiu sobre o peso do esquecimento.
Empobreceu, foi lapidado… As paredes iam ficando nuas, os azulejos serviram para embelezar outras moradias e dali se foram…



É em 2011 que se ergue o projeto de requalificação do património de Vale do Varosa. E o mosteiro atual floresce, ganha nova vida. Parece que os tempos aúreos voltaram, quase se sentem os monges na sua eterna contemplação. Aqui está ele, o Mosteiro de Salzedas, pronto a contar a sua história àqueles que como nós o visitamos.
Vários estilos se confundem nas pedras.
Quantas histórias terão ficado esquecidas nas celas solitárias dos noviços?



A caminhada leva-nos para lá do que era permitido, naquela altura os monges viviam em reclusão, e de dentro dos muros só se saía com autorização. Vemos, agora, ao longe o mosteiro os campos de cultivo que lha pertenciam e onde se trabalhava a terra que permitia o sustento da fé dos monges.
Mas Salzedas não está sozinha…bem perto erguem-se outros monumentos que valem a visita. Destacamos, desde logo:
- Igreja do Convento de Santo António de Ferreirim
- Sé Catedral de Lamego
- Igreja e Convento de S. João de Tarouca
Fotografias da atividade “À Roda da Cerca no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”