Houvesse tempo e passaríamos manhãs e tardes a vaguear por estes recantos da Ria. Vamos diretos ao assunto, ficámos encantados com os percursos da Bioria. Primeiro, porque toda aquela beleza nos faz bem à alma e, depois, porque nos apanharam de surpresa.



Não há dúvidas que é em Estarreja que se encontra ainda hoje, o que de mais autêntico a Ria tem para nos dar. Ali, nas suas margens cresce o projecto BioRia que promete fazer Estarreja voltar a olhar para a ria, reconhecendo como seu este património natural, dando ao mesmo tempo a conhecer ao mundo esta riqueza de biodiversidade.



O BioRia é um projeto pioneiro de conservação da natureza e biodiversidade no concelho de Estarreja. Procedeu-se à requalificação de zonas ambientalmente degradadas o que permitiu a criação de uma Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis em contacto direto com a natureza.
O centro de interpretação ambiental
Tudo começa a fazer sentido em Salreu, no Centro de Interpretação Ambiental, o ponto de partida para a exploração da Ria, dos canaviais e dos seus percursos pedestres. O Centro de Interpretação Ambiental é também um pólo de dinamização de inúmeras atividades de sensibilização ambiental. O CIA disponibiliza binóculos, audio-guias, tem casas de banho e de balneários com duches.



Para os menos aventureiros, para quem tem mobilidade reduzida, ou anda com bebés atrás, como nós, o BioRIa faz visitas guiadas em carro eléctrico para o percurso do Salréu. É necessária reserva prévia (formulário online), mas tem um preço quase simbólico, €2 por pessoa.
Percursos Pedestre e Percursos Cicláveis na Bioria
Detentor de um património natural ímpar, o Município de Estarreja possui mais de 500 km de frente ribeirinha polvilhada e recortada por múltiplos Esteiros e Ribeiras, que lhe conferem uma sublime beleza paisagística. A BioRia, projecto desenvolvido pelo Município de Estarreja, oferece inúmeros percursos pedestres e cicláveis que dão a conhecer o vasto património natural da região. E nós não podíamos ir a Estarreja sem faze alguns deles.
Há 7 percursos assinalados para descobrir:
- O Percurso de Salreu (7,7 km, 2h30)
- O Percurso do Rio Jardim (1,8 km, 1h)
- O Percurso de Bocage (3,6 km, 1h30)
- O Percurso do Rio Antuã (5,7 km, 2h)
- O Percurso do Rio Gonde (3,5 km, 1h30)
- O Percurso das Ribeiras de Pardilhó (7,7 km, 1h30)
- O Percurso das Ribeiras de Veiros (7,5 km, 2h30)
- O Percurso de Fermelã (10,1 km, 3h).
Arriscamo-nos a dizer que o percursos do Salreu é o mais famoso. É um percurso circular, que atravessa canaviais imensos. As espécies de aves abundam e é um deleite para os olhos tamanha natureza.



Um pouco mais à frente, o Percurso do Bocage oferece vistas privilegiadas para uma área mais agrícola, onde homem e natureza coabitam se forma sustentável e harmoniosa.



Estes os trilhos ideais para levar o carrinho de bebé. O Simão adorou e recomenda o passeio a todos os bebes, mesmo aos menos aventureiros.
Observação de Aves
A ria de Aveiro é o destino de eleição para a observação de aves, assim como um local privilegiado pela excelência dos seus habitats que são autênticas maternidades para espécies protegidas, como por exemplo a Garça-vermelha.



Já foram observadas cerca de centena e meia de diferentes espécies de aves o que faz do BioRia um destino de eleição para fotógrafos e birdwatchers. Ao longo do percurso, principalmente no final do dia, pudemos observar várias espécies de aves, cuja identificação se tornou mais fácil com a ajuda dos guias da BioRia.
Guia Prático para usufruir da Bioria
Como chegar
Por comboio: Tendo como ponto de chegada o Centro de Interpretação Ambiental (CIA) situado na freguesia de Salreu, pode utilizar a ligação ferroviária da Linha Urbana Porto-Aveiro. A paragem mais próxima do CIA é o Apeadeiro de Salreu (700m). Consulte os horários disponíveis em: Site da CP
Por carro: Estarreja situa-se a poucos kms de Aveiro, bem servida por diversas Auto-Estradas. Tendo como ponto de referência da Rede de Percursos Pedestres, o CIA, pode chegar comodamente introduzindo as seguintes coordenadas GPS N 40º 43’ 57.1” | W 8º 34’ 7.3”. Ver no Google Maps.
Onde Dormir
Nos ficámos alojados no Tulip Inn Estarreja Hotel & SPA**** , em Estarreja que é um dos melhores hotéis da região. Contudo, na zona existem outros alojamentos:
- Solar da Vila (Estarreja)
- Casa dos Flamingos (Murtosa)
- Casa da Magnólia (Murtosa)
- Casa da Noquinhas (Murtosa)
- Quinta da Aldeia de Avanca (Avanca)
Onde comer
Durante os 2 dias que estivemos em Estarreja experimentámos vários restaurantes. Apesar do Sérgio ser vegetariano, todos eles conseguiram uma solução, mesmo em cima da hora:
Gostámos muito do Restaurante Casa Matos, em Salreu, que servem pequenas porções de comida bastante variada, privilegiando a gastronomia local. O Mercado Restaurante e Catering , em Estarreja, é também um excelente local para apreciar boa gastronomia local. Comemos ainda no Restaurante Cozinha da Terra, em Estarreja e na Marisqueira Tropical.
Quem quiser conhecer um pouco melhor Estarreja, escrevemos um post sobre o que de melhor o concelho tem.
Estarreja: onde o mundo tem também lindas cores
[…] abril rumámos a Estarreja e também vos contamos aqui o nosso fim de semana, a descobrir a Bioria e a sua natureza ímpar. Mas em casa ficaram já quase feitas as malas para a próxima Ilha, a Madeira. Um destino já […]