Já é possível, desde o início de julho de 2013, viajar de comboio entre Porto e Vigo em cerca de 2 horas, sem as anteriores 14
paragens e por pouco mais de 14€. O comboio batizado de “Celta” tem partidas diárias de Porto Campanha às 8h15 e 19h15 e de Vigo às 09:02 e 19:54 (horas locais).
Uma das grandes vantagens do comboio “Celta” é a possibilidade de agora podermos viajar com bilhete único, que se mantém nos 14,75 euros.
Este comboio passa a ser também o primeiro operado em conjunto entre a CP e a Renfe, percorrendo os 175 quilómetros em duas horas e 15 minutos, com as mesmas composições e maquinistas.
O projeto, anunciado em Maio durante a XXVI Cimeira Luso-Espanhola, vai permitir, depois de concluída a modernização da linha, em 2016, reduzir a mesma viagem a 90 minutos.
Umas das críticas que têm sido feitas prendem-se com o facto do comboio não ter paragem em Viana do Castelo, contudo, a julgar pelas declarações do presidente da câmara, será uma situação temporária 🙂
Mais informações sobre o Comboio entre Porto e Vigo
Horários do comboio “Celta”, com base na página oficial da CP
Preços
Tipo | Bilhete Inteiro | Jovem e Sénior | Criança (4 aos 12) | |
Ida | Ida e Volta | Ida | Ida | |
Turista 2ª classe | 14,75 € | 23,60 € | 11,05 € | 8,85 € |
!!Atualização!!
Na altura em que o serviço entrou em funcionamento manifestámos algumas reservas quanto ao facto do comboio não parar nas estações intermédias, entre Porto e Vigo, principalmente em Viana do Castelo e Famalicão. Ora, de acordo com as notícias que têm vindo a público, a média destes nove meses é de 26 passageiros por cada viagem. E, segundo o jornal Público, o Comboio entre Porto e Vigo acumulou prejuízos de 1,2 milhões de euros em nove meses.
O que se fez de facto foi contribuir para o encerramento desta linha. O número de passageiros deste comboio desde a inauguração é inferior a 10 por comboio. Fazendo as paragens Porto-Famalicão(Braga)-Barcelos-Viana-Caminha-Cerveira-Valença-Guillarey(Orense)-Porriño-Vigo, tem 10 paragens, demora 2:30 e serve milhares de pessoas. Actualmente o comboio pára na maior parte destas estações, para fazer cruzamentos, só não permite o embarque/desembarque. Bastaria melhorar, racionalizar e rentabilizar o que já existe sem necessidade de ridículos cortes de fita.
Tiago, realmente tem razão. Ainda não tinha pensado nisso. Efetivamente também não tinha noção da quantidade de pessoas que estavam a utilizar a linha atualmente. Assim sendo, vamos esperar que o comboio passe a servir as populações que efetivamente precisam dele. Obrigado pelo alerta e pela opinião.
gostei da ligaçao o tempo muito reduziado de viagem