É impossível passar indiferente à cúpula de vidro que sobressai nos céus cinzentos de Berlim. Imaginada pelo arquiteto Norman Foster, a cúpula é símbolo da reunificação, de um nova Berlim e de uma nova época.
Este monstro de vidro situa-se mesmo no centro do Reichstag, o edifício onde o parlamento federal da Alemanha (Bundestag) exerce suas funções.
O famoso incêndio de 27 de fevereiro de 1933, cuja responsabilidade foi atribuída aos comunistas, ainda que sem qualquer prova, destruiu o Reichstag e a sua cúpula original e posteriormente “esquecido” durante décadas.
Com a reunificação alemã e o regresso do Bundestag a Berlin, depois de anos em Bona, foi decidido reconstruir o Reichstag e a sua cúpula.
Diz-se que o jogo de espelhos, espelhos que refletem o interior do parlamento onde se sentam os deputados, permite ao povo “observar” e fiscalizar a atividade dos seus eleitos. Uma visão romântica numa Europa cada vez mais avessa aos princípios fundamentais da nossa democracia.
Atualmente, no Reichstag reúne-se o parlamento federal da Alemanha (Bundestag).O terraço e a famosa cúpula de vidro do palácio do Reichstag, onde funciona o parlamento alemão, o Bundestag, pode ser facilmente visitado pelo público.
Além do espetacular jogo de espelhos e da cúpula envidraçada, o topo do Reichstag oferece vistas extraordinárias sobre a cidade de Berlim e os seus principais monumentos. Nós estivemos lá por volta das 21:00, já era noite e chovia torrencialmente, mas adorámos a experiência e as vistas, claro está.
A admissão é gratuita, mas é obrigatório reservar o acesso através da internet. Para nos acompanhar e tornar a visita ainda mais interessante, existem audioguias gratuitos à entrada. Não se esqueça de levar um. Os audioguias ativam-se automaticamente e vão-nos orientando e guiando pelos recantos da cúpula.
É extremamente fácil reservar o acesso através da internet. Basta ir ao site do Deutscher Bundestag e clicar, do lado esquerdo, em “Online Registration”, escolher “Visit to the dome”, o n.º de visitantes e a hora… receberá posteriormente uma confirmação no seu email. Não necessita de imprimir o bilhete, basta mostrá-lo através do smartphone/tablet, etc… fácil, não?
Se precisar de um passo-a-passo de como reservar o acesso, a Patricia de Camargo do blog “Turomaquia” explica tudo aqui.
Brigaduuuu pela citação 🙂
Patrícia, há muito que acompanhamos o teu blog. Temos lido com muita atenção tudo sobre a América Latina, uma vez que por lá andaremos em setembro/outubro. E, desde, já os meus sinceros parabéns pelo excelentes artigos.