Quando chegámos à rua “Montcada de la Ciudad Condal” as portas do Museu Picasso ainda estavam fechadas. Contudo, uma fila de alguns metros já se havia formado. Na fila, reparo em aguns orientais, encolhidos por causa do frio, brasileiros que reconheço pelo idioma e alguns nórdicos. O palácio Aguilar, que alberga o Museu Picaso, situa-se no bairro La Ribera, é um excelente exemplar em estilo gótico catalão.
Apesar de ter nascido em Málaga, Picasso passa uma grande parte da sua juventude em Barcelona e é aqui que começa a desafiar a técnica e a evoluir como homem e como pintor. Foi aqui, na taberna Els quatre gats, que Picasso, pela primeira vez, expôs as suas obras.
Apesar do museu não albergar nenhuma das mais impressionantes e importantes obras do pintor malaguenho, possui mais de 3500 obras, principalmente da fase mais jovem de Picasso.
O museu nasceu graças a força e empenho de um grande amigo de Picasso e mais tarde seu secretário pessoal, Jaime Sabartés.
Conforme o tempo passava, as filas iam aumentando, sinal do grande interesse que o museu desperta. Hoje é domingo. Normalmente a entrada é gratuita após as 3 da tarde. Contudo, hoje é dia do Museu de portas abertas, logo, a entrada é gratuita.
Mais uma vez, este é daqueles sítios onde os audioguias sãos indispensáveis para podermos usufruir da visita na sua totalidade. Se não quiser gastar dinheiro no audioguia que o museu disponibiliza, pondere descarregar um, para iPod/Mp3.
Que obras podemos ver?
Entre muitas outras… veja aqui os principais highlights: dê uma olhadela nas obras que pode admirar no Museu
Informações Práticas
Como chegar:
Horários: De terça a domingo (incluindo feriados) – das 10 a 20 h.
Preços: Normal – 11€ / Grátis – Todos os domingos depois das 15h e ainda todos os primeiros domingos de cada mês
Mais informações: http://www.museupicasso.bcn.cat/es/
NOTAS:
- Conforme já referimos um audioguia é imprescindível, assim que, se não quiser alugar um no museu, pode descarregar gratuitamente aqui para Ipod/Mp3.
- Não vá carregado com a máquina fotográfica porque não é permitido fotografar no interior do museu.
- Existem visitas guiadas gratuitas, em horários e dias seleccionados. Envie um email para: museupicasso_reserves@bcn.cat e rapidamente te explicarão tudo. Veja tudo aqui
O museu no teu Iphone
http://itunes.apple.com/es/app/picasso/id423530534?mt=8
Aplicação para iPhone que te permite ver as melhores obras, horários, preços do Museu, etc… GRATUITA.
Já visitei este museu por 2 vezes. da 1ª que coincidiu com a minha primeira vez em Barcelona o museus estava em obras de ampliação, reinava alguma confusão no seu interior mas foi o suficiente para deixar um gostinho (sou fã de Picasso) quando regressei uns 5 anos mais tarde já com as obras terminadas fiquei ainda mais maravilhado pelo museu e seu acervo e consegui convencer alguns amigos (que não são muito destas andanças de museus) a visitarem cmg e que adoraram. Parabéns pelo post que realça a importância deste museus na já super cultural BCN que muitas vezes não é referido pelos blogeiros.
[…] Museu Picasso […]