A seguir a aldeia de Antas, como quem vem de Sernancelhe em direção à cidade da Mêda, mesmo antes de chegar ao limite do concelho, viramos à esquerda numa estradita estreita. A placa, em tons acastanhados, despertou-nos da sonolência provocada por estes dias solarengos de primavera.
Lia-se na placa: Necrópole Megalítica de Lameira de Cima.
A uns 1500 metros da estrada principal, através de um caminho que foi recentemente arranjado para o efeito, existe um descampado. Várias rochas alinhadas anunciam a necrópole. A Necrópole Megalítica de Lameira de Cima é um conjunto de dois monumentos funerários pré-históricos, provavelmente datados dos finais do IV/ III milénio a.C.
– O dólmen que vemos na foto é um magnífico monumento megalítico de corredor. Possui uma mamoa bem conservada e a câmara é poligonal com sete esteios.
Além deste, existe um Dólmen mais pequeno com câmara poligonal, composto por sete esteios sobrepostos à laje central.
Localização da Necrópole Megalítica de Lameira de Cima
A Necrópole Megalítica de Lameira de Cima situa-se no concelho de Penedono, a cerca de 10km daquela vila do distrito de Viseu. Para ver a localização exata, abra o link no google maps, ou copie as seguintes coordenadas para o seu GPS: 40.9359167, -7.3489517
wow muito bom! Está na lista da próxima road trip! 😀
Rita, é um dos muitos monumentos megalíticos que há para aqueles lado. Vale muito a pena vagueara um pouco por lá. Abraço