Uma caminhada pelo trilho do Covão dos Conchos, na Serra da Estrela, além de nos retemperar a alma, permite-nos desfrutar de uma das mais belas paisagens da Serra da Estrela. Neste artigo encontrará muitas fotos do trilho, dicas, sugestões e a nossa experiência.



A Serra da Estrela não é só neve e abertura de noticiários quando as estradas encerram. A Serra da Estrela guarda nas suas entranhas tesouros magníficos. Mas para lhes sentir o sabor o viajante tem de mergulhar nas suas fragas, nos sapais encharcados, nas lagoas escondidas.
E por falar em lagoas, no planalto superior da Serra da Estrela, entre amontoados graníticos, no meio de campos de urze e zimbro, nasceu das mãos do homem uma estrutura extraordinária, capaz de captar as águas da Ribeira das Naves e conduzi-la, por mais de 1500m, até à Lagoa Comprida. É a lagoa do Covão dos Conchos. Vamos até lá?
Uma caminhada apaixonante até ao Covão dos Conchos
A nossa viagem começa quase de madrugada junto ao paredão da Lagoa Comprida. A esta hora da manhã, apenas os pescadores mais destemidos lançam as linhas na albufeira e esperam pacientemente que o isco faço o seu trabalho.
Entre um nevoeiro cerrado que de quando em vez se abre para deixar entrar um sol tímido, lá avançamos ainda entorpecidos pelo frio matinal.
Circulamos a Lagoa Comprida parando de vez em quando para fotografar os raios de sol que se refletem nas gotículas de orvalho que se acumulam na flor da urze que toma conta do planalto.



O trilho é pedregoso, há agua que corre livremente pelos nossos pés. Sente-se uma paz extraordinária cá em cima, a quase 2000 metros de altitude. Inspiramos lentamente e sentimos uma torrente de ar fresco que nos invade os pulmões.
Algo nos diz que estamos perto, já se ouve o rugido das águas tumultuosas da Ribeira das Naves, não tarde estamos na lagoa. À nossa frente dois trilhos entrecruzam-se. O da direita, seguindo por sapais e campos de zimbro rasteiro, leva-nos à Nave da Mestra, outra joia bem reservada da nossa Serra.
Seguimos pela esquerda, quando o nevoeiro se dissipa. Como quem desvenda um mistério o nevoeira abre-se e mostra-nos a lagoa, ao fundo as águas fogem para um mundo subterrâneo. Estamos na lagoa do Covão dos Conchos.



O Covão dos Conchos tornou-se ainda mais famoso quando no início deste ano uma série de filmes gravados com um drone mostrava as águas da lagoa a precipitarem-se num gigantesco funil e a desaparecerem misteriosamente…
Ora o funil não é mais do que um túnel construído na década de ’50 e que leva as águas recolhidas da Ribeira das Naves e as encaminha para a Lagoa Comprida, bem mais abaixo.O túnel tem 48 m de coroamento e 1519 metros de comprimento.



Na verdade existem diversos sistemas similares la Serra da Estrela fazendo com que a água circule de umas barragens para as outras. Por exemplo, existe um túnel com mais de 2km que leva as águas desde a barragem de Covão do Meio para a albufeira da barragem de Lagoa Comprida.



Informação útil + Dicas para desfrutar do Trilhos do Covão dos Conchos
- para chegar ao Covão dos Conchos o melhor é utilizar um pequeno caminho que tem início no lado esquerdo da Lagoa Comprida. Neste lugar existe um pequeno café e espaço suficiente para deixarmos o carro (ver aqui a localização no Google Maps – Coordenadas: 40.3654044, -7.6464578);
- o trajeto de ida e volta desde a Lagoa Comprida ao Covão dos Conchos são aproximadamente 9km, com grau de dificuldade baixa. Conte com 3 horas para completar o percurso.
- embora o trajeto não ofereça grande dificuldade, é necessário ter atenção que o tempo na Serra da Estrela muda muito rapidamente. Com nevoeiro cerrado podem surgir dificuldades de localização. Além do mais, mesmo no Verão, não descurar uma peça de roupa mais quente.
- Deixamos aqui o mapa do trajeto. Pode também consultar o mapa no Google Maps ou descarregar em GPX.



Nota: A caminhada foi realizada em Maio de 2015, em conjunto com o Grupo Caminheiros da Covilhã. Vai sendo constantemente actualizada fruto de caminhadas regulares que fazemos na Serra da Estrela.
Planear uma visita à Serra da Estrela
Se estás a preparar uma visita à Serra da Estrela, de certeza que vais querer ler os seguintes artigo. Esperemos que gostes e que te ajudem na visita a este belíssimo território.
- Os lugares imperdíveis da Serra da Estrela
- As melhores praias fluviais da Serra da Estrela
- Uma caminhada até ao Covão dos Conchos
- Nave da Mestra, a pureza da Serra da Estrela
- Poço do Inferno, uma cascata na Serra da Estrela



Descrição perfeita. Ótimo e lindo trabalho ! Quero fazer este passeio …
@Emilia Girao é um lugar fascinante, vale a pena a caminhada. Obrigado pela visita e pelas simpaticas palavras.
Boa tarde?
É seguro fazer o caminho sozinha?
Cumprimentos
Cara Bruna,
Antes de mais, obrigado pela visita. Sim, é tranquilo. Ter algum cuidado na travessia do paredão da barragem para não cairmos. ok? 🙂
Mais alguma coisa, disponha…
Abraço.
Obrigado pelos comentários e pela visita.
Abraço
Sérgio e Sandra
O caminho só poderá ser feito a pé… ou também por BTT?
Cps
Olá Miguel. O caminho pode ser feito de BTT, contudo, perto do “funil”, uma vez que temos de atravessar o pequeno pontão da albufeira, terá de deixara Bike. Mas são só uns metros e poderá ter sempre olho nela 🙂 aproveita, acho que é um bom lugar para ir de bike. Abraço
Olá Miguel. O caminho pode ser feito em BTT. Na parte final, é complicado atravessar o paredão da barragem com a bike. Mas pode deixá-la do lado de cá. São uns metros. Abraço
Boa noite, fiquei fascinada por este percurso e lugar e pela Nave da mestra.. No proximo fim-de-semana tenciono ir á Serra da Estrela com o meu namorado e gostaria de perguntar se é fácil fazer os percurso sozinhos. Não é necessário ir com alguém que conheça?
Cumprimentos, Sofia
Olá Sofia. Antes de mais, muito obrigado pela visita a estes trilhos.
Para ir ao Covão dos Conchos o percurso é muito simples e não tem nada que enganar. Baste seguir os detalhes no post e as indicações que damos acima. O tempo na serra da Estrela muda constantemente, por isso esteja atenta Às previsões antes de ir para o trilho. Confesso-lhe que, com os recentes nevões, não sei como estará o caminho… Se achar que o tempo está mau, não arrisque. Veja as previsões no site https://vitorbaiameteo.pt/torre/
Para ir à Nave da Mestra, nesta altura, não sugiro. Em primeiro lugar o trilho há de estar em mau estado. Depois, com a instabilidade que se sente por estes dias na serra, facilmente se pode perder… a sério!
Alguma coisa, disponha.
Ajudamos no que pudermos.
[…] לתמונות- 3– 2– […]
Olá
Gostava de fazer esse trilho com a minha família, marido e filhos com 8 e 10 anos agora no fim de Janeiro, acha aconselhável?
Olá Carla,
Antes de mais, obrigado por ter passado pelo blog. O inverno é sempre uma altura complicada na Serra. Se temos dias soalheiros não há qualquer problema. Contudo, o clima na Serra altera-se muito rapidamente e o nevoeiro que ás vezes se põe pode causar desorientação. Antes de se meterem ao caminho, vejam por favor as condições climatéricas. De resto, é desfrutar da serra e do covão dos Conhos que é lindo!!!!
Abraço,
Sérgio
Olá, gostei muito do vosso post. Este trilho permite levar crianças? Queria levar os meus filhos de três e dez. Obrigada. Cumprimentos.
Olá!! Gostava de poder descarregar o trilho pelo Google Maps mas quando clico em “localização Google Maps” dá erro,
Olá Margarida,
Obrigado pela sua mensagem e pelo alerta. Tivemos um pequeno problema no site e os links para os trilhos ficaram indisponíveis. A situação já está resolvida relativamente ao Covão dos Conchos.
De qualquer forma, pode aceder ao trilhos por este link: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1fyAo5IHcR82fL2ZfxKVWiESn1BqCt3RP&usp=sharing
Obrigado.
Sérgio