Já tinha ouvido falar do Rio Sil. Ainda assim, há alguns meses, se me tivessem perguntado para o localizar num mapa, teria, de certeza, chumbado no teste.
Depois de curvas e contracurvas, chegámos a Parada del Sil já perto da hora de almoço. Estacionámos ao lado de um parque de merendas e calçámos as botas. Sob o sol forte dos primeiros dias da primavera fizemos os poucos kms que ligam a pequena aldeia aos famosos miradouros, os Balcones de Madrid.
Bem, as vistas daqui de cima são assombrosas. Aqui, quase no fim do seu curso, o Rio Sil mostra todo o seu poder. Com uma força sobrenatural, rasga o duro granito e cava fundo um desfiladeiro medonho…
O Rio Sil nasce em La Cueta, na Província de León (Galiza) a 1.980 metros de altitude e desagua no Rio Minho de quem é o principal afluente.
Ao longo dos seus 228 km, o Rio Sil percorre diversas províncias galegas. Atravessa vales e montes, terras desconhecidas e outras mais de renome.
Se agora as paisagens naturais são o grande atrativo do Rio Sil, outrora foram os garimpeiros e, antes deles, os romanos que nestas águas vieram em busca do metal dourado. Foi chamado o rio da areia dourada.
Os romanos aproveitaram as águas do Sil para alimentarem a máquina de extracção de ouro que funcionou na zona do “Bierzo”, em Lás Médulas, hoje património mundial da Unesco.
Andámos por ali uma boa meia hora. Observamos o vai e vem de pessoas que posam para as fotos. Também demos uso à canon. Fizemos umas quantas fotos que deram origem à panorâmica que publicámos no início deste post. O sol continuava forte e a barriga a dar horas. Regressámos à aldeia, tranquilamente, entre centenas de castanheiros milenares. Preparámos a merenda e almoçámos mesmo por ali.
Qual o melhor sítio para ver o desfiladeiro do Rio Sil?
Apesar de existirem diversos miradouros para apreciar o desfiladeiro do Rio Sil, o mais famoso é o chamado “Balcones de Madrid” ou “Os Torgás”.
Como chegar?
De Ourense, seguir pela estrada OU-536, durante aproximadamente 30km. Na aldeia de Vilariño Frío virar à esquerda em direção à aldeia de “Parada del Sil”. Aqui chegados, existe uma estrada asfaltada que nos leva diretamente aos miradouros. Contudo, se deixar o carro na aldeia pode, seguindo a Ruta de Sta Cristina, chegar aos miradouros em pouco mais de 20 min. É só seguir as placas.
Clicar para ver um mapa completo no Google Maps.