Estamos em Erg Chebbi!
Hoje, o meu quarto é simples: gigantes paredes de areia cor-de-rosa, uma abóbada celeste estrelada e rasgada a meio pela mítica estrada de Santiago. Durmo sobre a areia quente das dunas de Erg Chebbi.



Estamos no meio de Erg Chebbi, dunas gigantes, no deserto, formadas pelo contínuo soprar do vento. Que tons maravilhosos, estes que nos dão as boas vindas ao Sahara, poderia ser melhor a recepção deste mostro gigante que se estende por todo o norte de África?



Zaid também está connosco. Ele, Hassan e, claro está, os tambores. Ao longe, dos vários acampamentos que se instalaram no lado oeste da duna gigante, já se ouve o rugido dos tambores que ecoam no silêncio sepulcral do deserto.
Chegámos ao acampamento já era noite cerrada. Além de uma tempestade de areia que nos fez usar, pela primeira vez, os turbantes do deserto, o dromedário branco, fez das suas e teimava em dar meia volta. Compreensível…



As tonalidades da areia, consoante entrávamos nas entranhas das dunas iam mudando, como iam mudando à medida que o sol descia e lambia a areia.
A viagem até ao acampamento, pode explicar-se com duas frases simples: paisagens deslumbrantes; uma dura bossa de dromedário, que aliada aos solavancos do bicho, deixou marcas e fez-me andar de uma forma estranha…
Perguntamos a Zaid que tipo de animais abunda pelo deserto à noite. Além dos escaravelhos do deserto? Nada de especial. Como viríamos a comprovar no dia seguinte, o “nada de especial” é muito relativo, principalmente se falamos de escorpiões. Escusado será dizer que a noite foi passada ao relento com esses bichinhos a rondarem por ali.
Foi uma noite descansada… e acordar às 5:30 da manhã para ver o sol nascer lá para os lados da Argélia.



As dunas, a esta hora da manhã, tomaram uma cor rosa, diria, rosa-viva. O silêncio é sepulcral. Ao longe, apercebo-me de alguns movimentos, o deserto também começa a acordar. Subimos ao topo da duna, deixamos ficar ali, inertes, bebendo o sol que nasce, envolvidos pelo silêncio e pela magia do deserto.



Os dromedários já estão alinhados, prontos para partir. Passaram a noite aqui, alapados na areia. Apenas o primeiro da fila é amarrado, ou melhor, a trela que lhe vem do nariz é amarrada ao pé. O primeiro é que comanda a caravana. Se este não se mexer, os outros farão o mesmo.
A viagem de regresso foi mais rápida, ainda que tenhamos regressado pela mesma rota. Ao chegarmos à pitoresca Merzouga, o sol já queimava e a aldeia já pulava do frenesim normal dos dias. Tomamos o pequeno almoço e deixamos o deserto…



Seguimos viagem, em direcção a Norte. Atravessamos o Atlas Médio, quase em silêncio. Ninguém se atrevia a dizer, mas no fundo, cada um de nós sabia que o deserto estaria, no topo do mundo, do nosso mundo marroquino. Havemos de voltar a…
[…] a Erfoud, combinámos encontrarmo-nos lá, a cerca de 45 min de viagem de Merzouga e das dunas de Erg Chebbi. Pergunto ao Hassan como vamos até lá e se não será melhor telefonamo-nos antes para confirmar. […]
Durante a noite de camelo com “Excursões de Cameltrekking” é uma experiência que nunca esquecerá e que esperamos que trará algo único para sua aventura,Nossa DESERT TOUR oferta de música tradicional e tambores,excelente cozinha e dormir no deserto sob um dossel impressionante de estrelas em nosso acampamento nômade tradicional!
http://cameltrekking-excursions.com/
MaroccoEscursioni.com é uma empresa especializando-se em todos os tipos de passeios e viagens a Marrocos. Queremos encontrar nele qualquer informação e tudo que você precisa para viajar de forma independente ou como passeios organizados para a viagem para Marrocos.
MaroccoEscursioni.com Nós organizamos grandes expedições por Marrocos com excursões interessantes para o deserto. oferece Private Tours em Marrocos. passeios privados de Marrakech, Casablanca e Fez. Montanhas do Atlas e Vale Ourika, Montanhas do Atlas e Ait Benhaddou Kasbahs para Essaouira, cidade azul do litoral e finalmente a bela Ouzoud Cascades.
MaroccoEscursioni.com oferece suas férias de sonho. Forma de aventura no sul profundo do país, e descobrir uma outra cultura.
Organizamos passeios de camelo pelo deserto do Sahara Há algo maior para fortalecer a alma para passar alguns dias no deserto? Nós e muitos clientes e amigos que estamos dizendo não. Sua magia, seu silêncio, o nascer do sol, pôr do sol, o céu estrelado são, certamente, momentos inesquecíveis para desfrutar de pelo menos uma vez na vida. Nós cuidamos de nossos clientes a tomar esse presente para os sentidos com os quais não estamos certeza vai decepcionar a qualquer momento.