Nesta quadra pascal, em que nos encontramos confinados em casa, que tal experimentar uma receita nova? Vamos até ao sul, ao Algarve, vamos provar o folar algarvio.
Nem sempre viajar nos leva para além da nossa cozinha. O paladar e os cheiros que invadem a nossa casa aconchegam as memórias e a vontade de viajar acalma-se na passividade dos dias de chuva.
Para iniciar esta série de roteiros gastronómicos, mais a propósito do que celebrar a quadra num passeio cá dentro. Do sul do país, tentamos replicar a receita do folar algarvio que vos deixamos. Já agora, aproveitem e conheçam também a história do Folar Algarvio.
Para facilitar a tradição dando uma ajuda chamamos o nosso recém adquirido robot de cozinha.



[ para a massa do Folar Algarvio]
- 150 g margarina
- 55 g sumo de laranja
- 10 g aguardente ou whisky
- 25 g fermento padeiro fresco
- 90 g água
- 600 g farinha c/ fermento
- 1 c. chá sal
[ para a recheio do Folar Algarvio]
- 200 g açúcar amarelo
- 30 g canela
- Margarina q.b



[ as mãos na massa – preparação do folar algarvio]
1. Coloque numa batedeira ou robot de cozinha a margarina, o sumo de laranja, a aguardente, o fermento e misture até ficar uma massa homogénea. (pode derreter a margarina primeiro)
2. Junte a água, a farinha, o sal e volte a misturar ou amasse até ficar novamente homogénea.
3. Para o recheio do folar algarvio, misture numa taça o açúcar amarelo e a canela. Reserve.
4. Divida a massa em 7 partes iguais. Numa superfície polvilhada com farinha e com ajuda de um rolo, estenda cada parte de massa em forma circular e plana, aprox. 10 cm de diâmetro e 0,5 cm de espessura.
5. Unte generosamente com margarina uma forma ou um tacho de alumínio.
6. Deite no fundo da forma um pouco da mistura do açúcar com a canela e coloque uma folha de massa. De seguida coloque algumas nozes de manteiga e polvilhe com mais um pouco da msitura de açúcar e canela. Repita este passo até terminar a massa, perfazendo 7 camadas.
7. Deixe levedar durante 3 horas, coberto com um pano de lã ou até atingir o dobro do volume.
8. depois de levedado, coloque nozes de margarina na última camada e polvilhe com bastante açúcar e canela. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 50 minutos
9. Desenforme o folar ainda quente.



Esperamos que tenham gostado. Há mais receitas aqui no blog para aproveitar a quarentena.
O melhor do mundo…
É o meu preferido! Adoro e fiquei cheia de vontade 😉
Paula Tavares, Segue as receita…se não tiveres problemas de colestrol usa um pouco mais de manteiga e deixa ficar no forno para ver se coze bem! Aproveita e festeja o Noivado ;)! diz depois como ficou…
hummmmmmm, folar algarvio…eu sou suspeita, já sabem, mas para mim são os melhores folares de Portugal! o que vocês fizeram é o chamado “folar de folhas” porque é feito em camadas, e tradicionalmente (as minhas bisavós e avó) faziam dentro de tachos que iam ao forno de lenha!mas isso já vocês devem saber….existem também os folares batidos, com o mesmo sabor, mas tipo bolo…acreditem que ainda gosto mais destes! obrigada por esta partilha, fico orgulhosa da minha terrinha 🙂 bjs grandes para os dois***
Ritinha,
Agora que a Páscoa está à porta, vamos meter novamente as mãos na massa. Obrigado pelas tuas palavras. Gostamos muito de experimentar coisas novas, como tu bem sabes. Já que não podemos ir ao Algarve, trazemos um pouco do Algarve até nós. Um beijinho e boa Páscoa.