Mas afinal quem é que se lembra de visitar Hamburgo?
Hamburgo apareceu por acaso no nosso percurso. Tínhamos alguns dias e queríamos fazer uma viagem de uns dias pela Europa. No ano passado tínhamos estado na Europa Central (Hungria, Eslováquia e Polónia), mas não conseguimos ir a nem à República Checa nem à Alemanha. Fica para a próxima, pensámos na altura. A próxima, tornou-se realidade rapidamente.
Depois dos dias primaveris e bastante quentes chegámos a uma Alemanha envolta num manto frio, onde as árvores ainda despidas eram sinal de uma primavera que tardava em chagar a estes lados da Europa.
Hamburgo é uma das cidades mais importantes da Alemanha e o segundo maior porto da Europa.
Optámos por ficar alojados no centro da cidade, mesmo ao lado da estação. Ao longe, um dos principais pontos a igreja de Michaeliskirche, no seu característico estilo gótico, vigia as nuvens carregadas que se adensam nos céus. Os habitantes chamam-lhe carinhosamente de “Michel”.
Esta magnífica igreja possui um impressionante órgão de tubos com 5 teclados, que merece um relaxada visita . Todos os dias à hora de almoço (12:00), é tocada uma peça de cerca de 15 minutos criando uma atmosfera especial.
Começam a cair as primeiras gotas de chuva quando saímos da igreja. O ar está gélido, parece inverno. Invejamos os nossos amigos que em portugal continuam a colocar fotos em poses veraneantes.
Quando chegamos à praça principal de Hamburgo, em frente ao famoso Rathaus, a chuva alivia e o frio esmorece. Queríamos visitar o edifício, que em 1943 foi completamente destruído pelos ingleses na Operation Gomorrah. Hoje está fechado… não há visitas.
Mas os alemão passam incólumes ao frio, sempre que o sol rasga as nuvens saem para rua. A chuva desaparece, o vento dissipa as nuvens e aparece o sol. Com eles os ciclistas, os corredores, os comedores de gelados… regressa a vida.
Hamburgo é conhecida como a “cidade dos rios”, à custa dos imensos canais que se espalham pela cidade. Plantada ao longo do rio Elba, a cidade tem um importantíssimo porto comercial, o maior da Alemanha e o segundo da Europa.
Aos imensos canais, junta-se o extraordinário Lago Alster (Binnenalster), onde Oliver Voss, instalou a famosa “Mulher do lago”, na altura o escultor referiu que “Hamburgo e a água são complementares. As pessoas vivem junto de, e vivem em função, da água.”
Ao final do dia, o lago é o ponto de encontro.
[box]
Guia de Viagem de Hamburgo
Quando visitámos? Visitámos Hamburgo em Abril de 2013. A Ryanair voa para muitas cidades alemãs, entre elas Hamburgo (Lübeck). Então, porque não? Voámos para Hamburgo, apanhámos um autocarro para Berlim, cruzámos a fronteira e seguimos até Praga. Voltámos a entrar na Alemanha, resistimos às salsichas em Nuremberga e regressamos ao Porto.
Como chegar: de Portugal existem voos diretos para Hamburgo. A solução mais barata será voar do Porto para Lübeck-Hamburgo e depois apanhar autocarro do aeroporto até ao centro de Hamburgo.
Mover-se: Hamburgo apesar de ser uma cidade grande, os principais pontos de interesso podem percorrer-se a pé.
Hamburgo está umas horas de Berlim, equacione continuar a sua viagem em direção ao sul 🙂
Mais informações:
Relatos de Viagem:
- Curiosidades sobre Hamburgo
- Lago Alster
- http://sobrealemania.com/2010/03/11/lago-alster-area-de-recreacion-en-hamburgo/
[/box]
Excelente trabalho… muitos parabéns 🙂
Sandra Pereira, obrigado pelos comentários. Apesar de n ser muito visitada, Hamburgo tem os seus encantos 🙂
Obrigada obrigada pela partilha do meu Lago Alster! 🙂 Sinto-me lisonjeada… 🙂 Fotos lindas de Hamburgo, as vossas! Parabéns! Maricleta **
Denise, muito obrigado pelos comentários e pela visita. Esperamos vê-la mais vezes por aqui 🙂
Andamos a "cuscar" o seu blog e gostámos muito. Parabéns.
Hamburgo é assim tão mais caro que Berlim?
Ana, Hamburgo, apesar de ser a grande potência do norte, como lhe chamámos, não é mais caro que Berlim.
É uma cidade mais moderna, com menos história, mas com charme. É a cidade das grnades empresas de "media". Tem um lago muito interessante. A nível turístico, tem menos oferta que Berlim, claro está. Mas vale a pena a visita…
Boas, vou viajar para hamburgo a partir de bruxelas e queria saber qual o aeroporto que a ryanair usa. Cumprimentos
Caro Daniel,
Obrigado pela visita.
A Ryanair voava para Lubeck, mas acho que agora os voos são todos para o Aeroporto de Hamburgo. Contudo, sugiro que contacte a Ryanair para confirmar o aeroporto.
Abraço
Sérgio