InícioPortugalBragançaLinha do Tua a Pé - Da estação de Brunheda ao Cachão

Linha do Tua a Pé – Da estação de Brunheda ao Cachão

PortugalBragançaLinha do Tua a Pé - Da estação de Brunheda ao Cachão

|

|

|

Depois do longo inverno, da chuva e do frio, decidimos calçar as botas e regressar à linha. Queríamos ver como estava agora, na linha na primavera. Queríamos ver se as flores já despontaram por lá.

Os dias já estão grandes e o sol promete. Saímos bem cedo em direção a Mirandela e depois ao Cachão. Já caminhamos pela linha entre a estação de Foz Tua e a Brunheda, num percurso de 22km, agora vamos percorrer a distância entre a estação Brunheda e Cachão.

Vão ser cerca de 22 km e hoje o sol está muito forte. Enquanto esperamos pelo Taxi que serve a linha do tua e que nos levará até Brunheda, abastecemos-nos de água junto ao café, na estação do Cachão.

São 11 da manhã quando o táxi nos deixa na ponte de Brunheda. Descemos em direção à linha e reparamos que está bem diferente de quando a deixámos em Outubro. Está mais verdejante, mais colorida.

linha do tua (brunheda - cachao)-16

Ao contrário da primeira parte da Linha do Tua, junto à foz, aqui o vale não é tão profundo, mas não deixou de nos surpreender com a sua beleza.

As arribas deixar de ser verticais, em vez de rocha pura começam a aparecer sinais da agricultura, da intervenção humana.

linha do tua (brunheda - cachao)-3

Ha menos estações e aparecem, cada vez, mais espaçadas, mas são cada vez mais os caminhos rurais que atravessam as linhas. Os antigos sinais “proibido circular pela linha!, deixam agora de fazer sentido. Deveriam alterar, deviam passar a ser: “por favor, circule pela linha”.

linha do tua (brunheda - cachao)-10

Depois de 8kms, chegamos à estação de Abreiro. Ao atravessarmos a ponte, encontramos os primeiros caminheiros refastelados à volta da merenda. Vêm do Porto e Guimarães. Aproveitaram o fim de semana para conhecer este magnífico vale. Acamparam em Brunheda e estão na última fase da caminhada até ao Cachão.

linha do tua (brunheda - cachao)-19

O sol aperta, está imenso calor, mas nada que nos detenha na marcha. A pouco e pouco há cada vez mais sinais evidentes da intervenção humana. Começas a aparecer mais moinhos, campos de cultivo e campos de flores… é a primavera no seu máximo esplendor. Ao pé do moinho descemos até ao rio. E molhámos os pés na água gelada do Tua. O paredão da represa está completamente rebentado, sinal da força das águas do último inverno.

linha do tua (brunheda - cachao)-25

Chegamos à aldeia de Ribeirinha com as reservas de água em baixa. A Sandra, uma destemida bebedora de água, sugera uma incursão pela aldeia em busca dela. bem no centro, no largo do fontanário, atestamos as vasilhas e seguimos, pela linha fora…

linha do tua (brunheda - cachao)-30

O rosmaninho que com o seu cheiro “empesta” as roupas nas fogueiras de São João, aparece e quer tomar conta da linha… sinais do tempo que passa, devagar para uns, rápido demais para outros.

linha do tua (brunheda - cachao)-31

Chegamos ao km 36, o sol está no seu zénite e é a algum custo que nos movemos, mas não paramos…

linha do tua (brunheda - cachao)-32

Somos inundados de amarelo, de um amarelo vivo…  As oliveiras estão bem acompanhadas por este mar de malmequeres amarelos.

linha do tua (brunheda - cachao)-34

Encontramos mais caminheiros. Vêm do Algarve para passar 3 dias no vale. Acamparam e São Lourenço, depois em Ribeirinha e vão terminar em Mirandela. Perguntamos-lhes pela sensação do Tua, que lhes transmite este vale… Eles perguntam-nos pelas pessoas.

Quando chegamos ao Cachão, o nosso destino,  vemos as almejadas pessoas. Vem-nos uma simples resposta à mente: As pessoas desapareceram com os comboio. Esperaremos pelos comboios, na esperança das pessoas virem neles.

Informação Prática

Percurso

A distância total do percurso é de 22km. O trajeto  percorre-se de forma relativamente  fácil, desde que munidos de bom calçado. Conte com cerca de 5/6h para a realização do mesmo. Não há muitos pontos de água ao longo da linha, por isso, não se esqueça de levar água (muita água) e proteção solar.

Aproveite a  natureza e os encantos que ela tem 🙂

Consulte mais informação sobre a linha e este percurso na Câmara Municipal de Mirandela, no blog “A Linha é Tua” , no site do Movimento Cívico pela Linha do Tua.

 

Localização e Mapas

 

 

Toda a informação sobre a Linha do Tua a Pé

Linha do Tua (os meus trilhos)

 

 

os meus trilhos
os meus trilhoshttps://osmeustrilhos.pt
Somos uma família apaixonada… apaixonada pelo mundo e pelas viagens, sejam elas curtas ou longas. Mas a maior das viagem começou há pouco, quando à equipa se juntou o pequeno Simão. Durante uma parte do ano vestimos as capas de dois burocratas do funcionalismo público, na outra, metemos a mochila às costas, pegamos no Simão, e vamos por aí… ver com outros olhos, conhecer o mundo, conhecendo-nos cada vez mais a nós próprios. Adoramos grandes aventuras por lugares longínquos, mas também gostamos de pegar no carro e andar por aí, sem destino. E porque a viagem não acaba nunca, como dizia Saramago, depois da viagem passamos tudo para aqui: textos, fotos, vivência, enfim… a nossa viagem! Um pouco de tudo num blog que é da Guarda para o mundo! Tudo sobre nós >>>

2 COMENTÁRIOS

  1. Hoje mesmo estive na estação de Abreiro,e vi que andam a restaurar a linha estavam lá máquinas na via a repor os linhas .Estava lá a dizer que do Cachão até Brunheda ía ser restaurada.Pergunto eu se houver alguém que me saiba responder:vão por algum comboio sobre os trilhos entre essa duas estações?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Somos uma família apaixonada… apaixonada pelo mundo e pelas viagens, sejam elas curtas ou longas. Mas a maior das viagem começou há pouco, quando à equipa se juntou o pequeno Simão. Durante uma parte do ano vestimos as capas de dois burocratas do funcionalismo público, na outra, metemos a mochila às costas, pegamos no Simão, e vamos por aí… ver com outros olhos, conhecer o mundo, conhecendo-nos cada vez mais a nós próprios. Adoramos grandes aventuras por lugares longínquos, mas também gostamos de pegar no carro e andar por aí, sem destino. E porque a viagem não acaba nunca, como dizia Saramago, depois da viagem passamos tudo para aqui: textos, fotos, vivência, enfim… a nossa viagem! Um pouco de tudo num blog que é da Guarda para o mundo! Tudo sobre nós >>>

Must Read