A Lagoa do Congro é de uma beleza fascinante, pura e surpreendente. E o melhor é que ainda fica fora da rota turística tradicional, por isso, com sorte, poderá ter a lagoa só para si. Quando na nossa conta do Instagram pedimos dicas e sugestões de lugares a visitar, muitos dos nossos seguidores nos sugeriram a Lagoa do Congro. E só lá indo conseguimos perceber porquê.



Se a Lagoa, por si só, é mais que suficiente para merecer uma visita, parte da satisfação está em fazer o percurso até ela, cerca de 700 metros, sempre a descer. É um percurso em que nos fará esquecer que vivemos na Terra e mais parece que habitamos algum planeta mágico, habitado por fadas e duendes. Embora não seja difícil o acesso, o facto de termos de caminhar, afasta muitos dos visitantes.



A Lagoa do Congro tem cerca de 1250 metros de perímetro. Está rodeada por árvores densas que escondem as paredes da cratera.
Grande parte das lagoas da Ilha de São Miguel, pelo menos as mais conhecidas, estão situadas no cimo de um cone vulcânico. Ao contrário, a Lagoa do Congro situa-se num enorme “buraco” encaixado na região circundante.
Como chegar à Lagoa do Congro?
A Lagoa do Congro localiza-se na zona central da Ilha de São Miguel, a cerca de 6 Kms de Vila Franca do Campo.
Para chegar até a Lagoa do Congro deve-se seguir até a estrada para as Furnas e seguir as placas com a indicação para a Lagoa do Congro. É muito fácil, confira o mapa aqui.
Já perto da lagoa, saímos da estrada cimentada, virando à esquerda, e entrando-se num caminho rural, de terra batida. Andamos por cerca de 1km. Estacione o carro no início do trilho pedestre, que só e possível fazer-se a pé. É fácil identificar porque na entrada do pequeno trilho existe uma placa indicando a Lagoa do Congro.



Depois são cerca de 15 minutos a descer, entre um bosque húmido, daqueles que parecem saídos de um conto de fadas. Se tiver sorte, e não houver mais caminhantes pela zona, apenas terá como companhia uma natureza exuberante e o chilrear dos passarinhos. O piso não oferece grandes problemas, tenha apenas atenção à lama que se pode formar, devido à elevada humidade da zona. Há um trilho com vários desvios que levam a outras zonas da lagoa, contudo, estão mal sinalizados e alguns impedidos. Seria espetacular se toda a zona fosse revitalizada.
No final da caminhada, principalmente depois da subida de regresso, vai sentir as pernas. Mas não se preocupem, nós fomos com um rapaz de 2 anos às costas e ainda estamos vivos… Mas mesmo melhor, é ver as fotos e meter-se à estrada…
Obrigada pela bela descrição sobre como chegar à Lagoa do Congro, que ainda não conhecemos mas nos recomendaram conhecer na viagem que estamos a fazer a São Miguel!