A ilha de São Miguel é uma das mais bonitas ilhas do Arquipélago dos Açores e uma das primeiras escolhas de quem vai ao Açores pela primeira vez. Além de ser a maior ilha e ter a cidade mais populosa do arquipélago, é aqui que encontrará algumas das mais emblemáticas paisagens do arquipélago, como a lagoa das Sete Cidades ou a Lagoa do Fogo.
Neste artigo encontrará o nosso TOP de lugares, imprescindíveis para quem vai pela primeira vez à Ilha de São Miguel. Estivemos em São Miguel 6 dias completos, mais que suficiente para visitar todos estes lugares com calma.
No final do artigo encontrará um mapa com todos os lugares que aqui sugerimos.
- Lugares a não perder na Ilha de São Miguel
- 1 – Lagoa do Congro
- Como chegar à Lagoa do Congro?
- 2 – Sete Cidades
- 3 – Miradouro Grota do Inferno
- 4 – Lagoa do Fogo
- 5 – Caldeiras das Furnas e Lagoa das Furnas
- 6 – Miradouro do Pico do Ferro
- 7 – Caldeira Velha
- 8 – Ponta da Ferraria
- 9 – Parque Terra Nostra
- 10 – Poça Dona Beija
- 11 – Praia de Mosteiros
- 12 – Nordeste
- 13 – Ilhéu de Vila Franca do Campo
- 14 – Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
- 15 – Ponta Delgada
- 16 – Plantações de Chá Gorreana
- 17 – Miradouro da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada (Nordeste)
- 18 – Miradouro de Santa Iria / Costa de Porto Formoso
- 19 – Plantações de Ananases
- 20 – Lagoa do Canário
- Mapa com os melhores lugares de São Miguel
Lugares a não perder na Ilha de São Miguel
1 – Lagoa do Congro
A Lagoa do Congro é de uma beleza fascinante, ficando fora da rota turística tradicional. Se a Lagoa, por si só, é mais que suficiente para merecer uma visita, parte da satisfação está em fazer o percurso até ela, cerca de 700 metros, sempre a descer. É um percurso em que nos fará esquecer que vivemos na Terra e mais parece que habitamos algum planeta mágico, habitado por fadas e duendes.



O chilrear dos passarinhos é constante. No final da caminhada, principalmente depois da subida de regresso, vai sentir as pernas. Mas não se preocupem, nós fomos com um rapaz de 2 anos às costas e ainda estamos vivos…
2 – Sete Cidades
A Lagoa das Sete Cidades é uma das 7 Maravilhas da Natureza de Portugal e quando lá chegamos e nos deparamos com aquela beleza natural, facilmente se percebe a razão. Geralmente fala-se em Lagoa Verde e Lagoa Azul, mas a verdade é que é uma única lagoa, com uma ponte que separa as duas “lagoas”. É o maior lago de água doce dos Açores.



Um dos lugares mais famosos e com as melhores vistas sobre a lagoa das Sete Cidades é o miradouro da Vista do Rei. Este miradouro foi assim chamado por ali terem estado o rei D. Carlos e a rainha D. Amélia a apreciar a belíssima paisagem. Um pouco mais abaixo, já na descida para a vila de Sete Cidades temos o Miradouro do Cerrado das Freiras, também ele com vistas fabulosas.
Junto ao miradouro da Vista do Rei, Mesmo junto ao miradouro, encontra-se o Hotel Monte Palace, completamente abandonado e que parece ter sido tirado de um filme…
Associada a tão belo local estão algumas lendas, sendo a mais famosa a da Princesa dos olhos azuis.
3 – Miradouro Grota do Inferno
Este miradouro oferece-nos uma panorâmica incrível para diversas lagoas, como por exemplo a Lagoa de Santiago e a Lagoa das Sete Cidades. Arriscamo-nos a dizer que deve ser o Miradouro mais bonito da Ilha de São Miguel.



É facilmente acessível desde a entrada para a Lagoa do Canário. Pode levar-se o carro através do Parque Florestal da Mata do Canário. No final do estradão de terra, encontrarão um pequeno parque de estacionamento e um parque de merendas. Devem estacionar aí e fazer o resto do percurso a pé. São mais 5 minutos por um caminho a subir e com degraus.
4 – Lagoa do Fogo
Não é fácil apanhar a Lagoa do Fogo sem nevoeiro, mas se fomos persistentes, vamos ser recompensados. Situada na zona central da Ilha, no concelho da Ribeira Grande, a Lagoa do Fogo é uma das maiores lagoas do arquipélago dos Açores e talvez a mais bonita.



Está localizada na caldeira do vulcão do Fogo e teve poucas intervenções humanas, conservando ainda muito da sua fauna e flora ainda selvagem.
A melhor dica é: veja constantemente como está o tempo através da APP ou do site Spotazores e, assim que abrir, meta-se ao caminho. Claro que pode lá chegar e estar novamente envolva no nevoeiro, pois pode… Existem diversos miradouros na zona da Lagoa do Fogo, embora o melhor, aquele que uma mais bonita perspectiva nos dá, é o Miradouros da Barrosa.
Deste miradouro sai também um trilho / caminho que nos leva até às margens da lagoa. O percurso é entre a vegetação e conte com uns bons 20 minutos para descer e bem mais para subir.
5 – Caldeiras das Furnas e Lagoa das Furnas
É um dos lugares incontornáveis na ilha de São Miguel. Aqui podemos observar géiseres, fumarolas, lama vulcânica, uma lagoa espectacular e cozinhar o famoso cozido das Furnas.
É aqui que se faz o famoso cozido das Furnas, um dos mais emblemáticos e típicos pratos da Ilha. Todos os ingredientes são colocados numa panela, que é colocada e enterrada no solo junto às caldeiras. O tempo de confecção ronda as cinco horas. Ver aqui como preparar o cozido das Furnas.



Além do cozido, dê um passeio pelas margens da lagoa das Furnas, vá até à povoação para visitar o parque Terra Nostra e relaxar no poço Dona Beija.



6 – Miradouro do Pico do Ferro
Costumam chamar-lhe o vale das Furnas, mas quando se sobe cá cima, ao Miradouro do Pico do Ferro, percebe-se que não é um vale, é sim uma cratera com mais de 7 km de diâmetros, a memória de um vulcão adormecido.



Se quiser ter uma panorâmica magistral sobre a Lagoa das Furnas, então tem de ir a este miradouro. Este miradouro localiza-se a cerca de 5 quilómetros das Furnas, a caminho da Ribeira Grande, muito próximo do campo de golfe.
7 – Caldeira Velha
A Caldeira Velha, perto da Ribeira Grande, na encosta da Serra de Água de Pau, é um Monumento Natural e Regional, fazendo parte da Reserva da Biosfera. Um dos principais chamarizes é a cascata de água quente férrea onde se pode tomar banho.



Além das várias poças de águas termais, onde se pode tomar banho, a Caldeira Velha possui uma grande diversidade de vegetação e fauna.
ATENÇÃO: Infelizmente, por causa do Covid19, os horários estão ligeiramente alterados e NÃO É POSSÍVEL TOMAR BANHO nas diversas poças. Podemos entrar e passear pelo parque, o que é, ainda assim, é fabuloso.
8 – Ponta da Ferraria
Na Ponta da Ferraria encontra mais um lugar para mergulhar e sentir o quentinho das águas que vêm da terra, dos vulcões. Aqui, a diferença é que está a mergulhar no mar.



Nesta poça, a água quente que vem da montanha junta-se com a água do mar formando uma espécie de piscina de água morna. A maré vai determinar a temperatura da água, quanto mais alta a maré, mais água do mar e mais fria a água da “piscina”. Por isso, antes de ir, veja as maré na app Spotazores ou no site.
9 – Parque Terra Nostra
No centro do Vale das Furnas há um jardim com mais de duzentos anos e milhares de espécies de plantas, onde se destaca a coleção de camélias. Em 1775, um abastado comerciante americano, Thomas Hickling, apaixonou-se pelas Furnas e decidiu criar o refúgio de relaxamento perfeito que ainda hoje continua a seduzir.



Além da beleza natural, o Parque Terra Nostra tem uma piscina enorme e vários jacuzzis de água termal, a uma temperatura constante de 40°C, onde nos podemos banhar.
10 – Poça Dona Beija
A Poça Dona Beija é um dos locais mais visitados pelos turistas que viajam até São Miguel. Localizada nas Furnas, é o lugar ideal para desfrutar de momentos de relaxamento em águas termais quentes. É uma experiência obrigatória na ilha.



A Poça Dona Beija encontra-se dividida em 5 piscinas / tanques de águas termais quentes, com diferentes profundidades e temperaturas.
A Poça da Dona Beija fica na localidade das Furnas, na Ilha de São Miguel. A uma distância de cerca de 30 a 40 minutos de carro – de Ponta Delgada. O local é de fácil acesso e conta com um parque de estacionamento gratuito. Como tem um horário de abertura que vai pela noite dentro, é óptimo para terminar o dia.
COVID19 – A poça da Dona Beija encontra-se aberta a banhos. É necessário o cumprimento de regras de segurança e etiqueta respiratória, como a utilização de máscaras quando não estamos nos tanques.
11 – Praia de Mosteiros
A praia dos Mosteiros é talvez a mais bonita e mais concorrida praia de São Miguel. e não é para menos. O areal é enorme, com um entorno fabuloso. A água é bem convidativa e o negro da areia contrasta com o límpido das águas do mar.



A praia é vigiada e existem balneários, embora não seja permitido, por causa da pandemia, tomar banho nos duches interiores. Na pequena vila de Mosteiros vai encontrar diversos restaurantes especializados em marisco. Um dos mais famosos é o Américo de Barbosa.
12 – Nordeste
Na ponta nordeste da ilha de São Miguel fica situado o concelho mais verde da ilha: Nordeste. Aqui a vegetação é de um verde exuberante tem miradouros com vistas incríveis sobre o mar, jardins coloridos onde apetece ficar eternamente e uma arquitectura lindíssima.



Existem lugares fabulosos a não perder como a Ponta do Sossego, a Ribeira dos Caldeirões (falamos mais abaixo), o Miradouro da Ponta da Madrugada ou, por exemplo, o Farol da Ponta do Arnel, que foi o primeiro farol a ser implantado no Arquipélago dos Açores.



13 – Ilhéu de Vila Franca do Campo
Querem encontrar um pequeno paraíso dentro de todo a beleza que é São Miguel? Pois, então terão de ir ao Ilhéu de Vila Franca do Campo. É uma pequena ilhota vulcânica que dista a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca.



O local é o resultado da cratera de um antigo vulcão submerso. É um lugar muito procurado pelos habitantes locais para fazer praia. Desde que aqui se realizou uma das etapas do Red Bull Cliff Diving o ilhéu ficou ainda mais famoso e procurado. Existem barcos hora a hora que saem da marina de Vila Franca do Campo (na época alta compre os bilhetes com antecedência uma vez que a lotação está limitada a 400 pessoas dia).
✔️ Como visitar o Ilhéu de Vila Franca do Campo?
Escrevemos um artigo com toda a informação que necessita para visitar este pequeno paraíso. Sugerimos que despenda por lá, no mínimo, uma manhã.
14 – Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões
O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, embora não costume figurar no topo da lista de quem visita São Miguel pela primeira vez, podemos assegurar que é um lugar fabuloso.



Tem uma das cascatas mais lindas e maiores da ilha e um poço espectacular para banhos. Ao longo do parque, além do moinhos e vegetação exuberante, existem vários engenhos movidos a água que irão fazer as delícias dos aos pequenos.
Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões localiza-se nos declives da Serra da Tronqueira, na freguesia da Achada, concelho do Nordeste.
15 – Ponta Delgada
Ponta Delgada é a capital da Ilha de São Miguel e a cidade mais populosa do arquipélago dos Açores.
Albergou um dos portos mais importante na rota para a Índia, mas foi perdendo importância com a industrialização do país. Se é verdade que perdeu a importância,manteve, contudo, toda a sua riqueza patrimonial e paisagística.



A melhor maneira de conhecer Ponta Delgada é a pé, a pé pela esquadria de ruas estreitas que se estende até ao mar. Há tantos para descobrir nesta cidade. Guarde um dia da sua viagem a São Miguel para esta bonita cidade.
Perca-se na cidade visite o mercado da Graça,sentindo o cheiro a ananás provando as frutas regionais.
Guarde uma hora do seu tempo e visite a Gruta de Carvão, assim tem a certeza que conheceu o âmago da ilha de São Miguel, percorrendo por veredas ancestrais o interior da mesma. Túneis de lava formados por vulcões enraivecidos são comuns em ilhas vulcânicas e tal como aqui tonam-se verdadeiras atracções turísticas. As visitas são guiadas e a mais curta é adequada a quem viaja com crianças pequenas.
16 – Plantações de Chá Gorreana
Sabiam que nos Açores temos a mais antiga, e atualmente única, plantação de chá da Europa. Pois é, desde 1883, e mantendo desde então as tradições originais do oriente e as qualidades ancestrais, que há já 5 gerações a Gorreana cultiva o famoso chá dos Açores.
As plantações e a fábrica situam-se na Maia, no Concelho da Ribeira Grande. É possível ver toda a maquinaria original a funcionar desde 1840, mostrando todo o processo de produção do chá até a sua comercialização. A visita é gratuita.
17 – Miradouro da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada (Nordeste)
Estes dois miradouros são míticos… e são um must see em qualquer roteiro pelo Nordeste da Ilha de São Miguel.
O Miradouro da Ponta do Sossego situa-se na Lomba da Pedreira, um pouco mais à frente da Ponta da Madrugada, para quem entra pelo lado sul da ilha. Ambos são miradouros com belíssimos jardins e muitos floridos, uma espécie de imagem de marca do Nordeste.



O Miradouro da Ponta da Madrugada tem este nome por ser considerado o melhor local da Ilha de São Miguel para observar o nascer do Sol. Localizado na Lomba da Pedreira, recebe imensos locais e turistas que pernoitam no local para poder observar o nascer do Sol.



O Miradouro da Ponta do Sossego não dista muito do da Madrugada e o seu nome faz justiça à serenidade que se vive neste espaço. As vistas sobre a costa são soberbas, mas aqui o ex-libris são mesmo os jardins. Não se surpreenda se encontrar no miradouro famílias com os seus piqueniques e em confraternização. É tradição as famílias reunirem-se para um piquenique de fim-de-semana ao ar livre.
18 – Miradouro de Santa Iria / Costa de Porto Formoso
A costa norte da Ilha de São Miguel é toda de um verde magnífico. Existem imensos miradouros que nos alargam as vistas sobre borda recortada da ilha, com rochas imensas de basalto que chegam até ao mar. Um dos mais bonitos miradouros é o Miradouro de Santa Iria com vistas fabulosas para a Baía de Santa Iria, os campos verdejantes da costa e a povoação de Porto Formoso. Se puder, percorra a costa em direção ao Nordeste, vai encontrar paisagem lindíssimas…



Uma curiosidade, foi nas encostas avistáveis deste miradouro que no dia 3 de Agosto de 1831 se travou a Batalha da Ladeira da Velha, quando as tropas de D. Pedro IV venceram as do seu irmão Miguel I de Portugal.
19 – Plantações de Ananases
Se forem ao Mercado da Graça, em Ponta Delgada, ou percorrerem as estradas e ruas da Ilha vão ver que o ananás é uma verdadeira instituição nos Açores.
O método de cultivo do Ananás dos Açores é único no mundo. Originário da América Central e do Sul, foi introduzido nos Açores em meados do século XIX. Os seus particulares métodos de cultivo em estufas de vidro caiado e recorrendo ao método das chamadas “camas quentes”, procuram recriar, num ambiente artificial, as características naturais próprias dos climas húmidos e quentes de onde este fruto é originário.
Um dos lugares mais famosos para apreciarmos o método que se utiliza nos Açores para cultivar ananases é nas Plantações de Ananases A. Arruda (situa-se na Fajã de Baixo e a visita é gratuita). Também se podem visitar as plantações do Ananás Santo António.
20 – Lagoa do Canário
Quando preparávamos a viagem à Ilha de São Miguel, muitos do nssos seguidores nos facebook e instagram disseram-nos que era uma das mais lindas lagoas da Ilha. E e mesmo verdade. Esta lagoa encontra-se alojada numa cratera vulcânica e está rodeada por florestas típica da macaronésia e plantações de criptomérias.
O acesso à Lagoa do Canário é bastante fácil. Pode deixar o carro no Parque Florestal da Mata do Canário e realizar o percurso a pé, uns escassos 2/3 minutos.
Outro ponto que não poderá perder neste parque, será a subida ao Miradouro da Grota do Inferno (que já falámos acima), com uma vista espetacular da Lagoa das Sete Cidades, e das demais lagoas próximas da bela Ilha de São Miguel.
COVID19 – Devido à pandemia, o acesso ao Parque Florestal da Mata do Canário está fechado. Por isso, deve deixar o carro no parque de estacionamento à entrada do parque e fazer o percurso a pé. Não são mais do que 5 minutos. O mesmo se aplica para aceder ao miradouro da Grota do Inferno. Neste caso, deverá fazer o percurso pé até ao final do parque onde existe um pequeno parque de merendas para, então, subir pelo caminhos que leva ao miradouro.
Parabéns pela partilha. Dá vontade de lá ir…
Duas questões:
Alugaram carro em que empresa?
Tinham franquia (qual o valor?) ou optaram pela cobertura total sem franquias?
Olá Carlos, Obrigado pela simpáticas palavras. Nós alugámos carro na Magic Islands. Correu tudo muito bem e foram muito simpáticos. O carro era novíssimo. Costumamos optar sempre por cobertura total, sem franquia. Andamos mais descansados…
Abraço. Alguma dúvida, disponha.
Sérgio
Bom dia,
Que excelente guia para quem quer conhecer a ilha!
Ficaram alojados onde? Como fizeram com o teste uma vez que li que foi o Governo do Açores que comparticipou?
Obrigado.
Susana
Grande guia turistico. O artigo está muito bom.
Dá para ir a miradouro da Grota do inferno de bicicleta de Btt?
Olá Jorge,
Sim dá. Deve ser melhor deixar a bicicleta, no final do estradão, ao pé das escadas de terra que sobem para o miradouro, ainda que, com algum esforço se possam levar até lá cima.
Veja aqui:https://osmeustrilhos.pt/2020/10/18/miradouro-da-grota-do-inferno-sao-miguel-acores/
Abraço
tambem tinha lugar nessa lista o miradouro da nossa senhora da paz que se avista vila franca e o seu ilheu
Bom dia
Li a vossa descrição sobre São Miguel e locais a visitar , e só me cabe dizer que está excelente.
Vou pela primeira vez aos Açores e vai-me ser muito útil o vosso plano de visitas.
Tentei obter o mapa que disponibilizam mas não consegui, será quem têm algum link que direcione para ele.
Aguardarei a informação e muitas felicidades para as vossas aventuras.
Obrigado
Fernando Oliveira
Muito obrigado pelas indicações. Com exceção do Ilheu de Vila Franca do Campo fomos a todos os sítios que recomendam nos seis dias que estivemos em São Miguel.
Olá Miguel, obrigado pelo feedback. Esperamos que tenham gostado de São Miguel. Abraço.