Descendo as Ramblas, não podiamos deixar fugir um dos locais com mais identidade de Barcelona, o colorido mercado de Sant Josep, também conhecido por Mercat de la Boqueria. Contagiado pelas Ramblas, e num espaço modernista, esconde-se este recanto alimentar, um dos mais bonitos da Europa.
As cores saturadas dos legumes impecavelmente dispostos sobre as bancadas dão um encanto enigmático ao local. Os vendedores não parecem vender legumes, comportam-se como se adorassem alguma obra de arte.
La Boqueria es de visita obligada porque es el mejor escaparate de materias primas de la ciudad, tanto en su oferta de pescados activada cada día a partir de las siete de la tarde con la llegada de la pesca desde Rosas, como en la de salazones, aves, frutería, carne, despojos. Aquí se encuentra lo que no se encuentra en lugar alguno de Barcelona.
Manuel Vázquez Montalbán (Escritor)
É claro que não podemos esperar a agitação e o exotismo dos mercados asiáticos ou africanos, contudo existe algo que o torna inigualável.
Enquanto bebericamos um sumo natural – a esta hora do dia, dois ao preço de um – contornamos as bancadas e damos de frente com as barraquinhas das tapas e do restaurante que afirma em bom tom “organic is orgasmic” 🙂
Além das frutas e legumes a bons preços, podemos encontrar aqui desde produtos regionais a outros vindos dos 4 cantos do mundo…
Ainda de copo na mão voltamos às Ramblas, degustamos a cidade ao mesmo tempo do sumo natural e deixámos-nos ficar ali, seguindo com a gente…