O nome pode parecer estranho, Pego da Rainha, mas decora-o porque vamos levar-te até um pequeno paraíso escondido nas serranias do centro de Portugal. Embora seja fácil lá chegar, é preciso caminhar um bom bocado ou conduzir largos kms por caminhos de terra batida. Mas vai valer a pena presentear o espírito e o corpo com tamanha beleza natural. Hoje, estamos em Mação, no Pego da Rainha. E para saberes a localização tens de ler o artigo até ao fim.
Diz a lenda e o povo, que nestas artes é exímio, que uma rainha tinha por hábito banhar-se na piscina natural debaixo da queda de água e, vai daí, ficou com o nome de Pego da Rainha. O nome não poderia ser mais apropriado, é um lugar digno de “sua alteza”.



Escondido num vale profundo, perto da aldeia de Zebreira, em Mação, há uma espécie de oásis verde. As escarpas altaneiras protegem dos olhares indiscretos e os grifos que planam lá no alto garantem a vigilância a todos os que se aventuram por estas paragens.
O Pego da Rainha é um espaço idílico constituído por uma queda de água e pela lagoa que se forma.



Diz-se que os melhores momentos são para aqueles que se aventuram por caminhos pouco trilhados. É é bem verdade. Descobrimos este lugar numa das nossas deambulações mais recentes pelo interior de Portugal. E é uma relíquia de meter inveja às melhores quedas de água por esse mundo fora.
Não viemos preparados para banhos e hoje, apesar de um daqueles dias quentes de primavera, ainda não é o momento. Havemos de cá voltar com o Simão, que não perde a oportunidade para meter o pé na água.



A cascata tem cerca de 3 metros e a água que se precipita cá em baixo forma um linda lagoa de águas transparentes. Mas não ficamos por aqui, porque há mais para descobrir.
Ladeando a lagoa do Pego da Rainha pela direita subimos um pequeno trilho que nos leva até ao riacho que alimenta a cascata.
Aqui são os plátanos que nos dão sombra. Há mesas para piqueniques e pequenas poças de água que chamam por nós. Seguindo o curso do riacho damos com um dos lugares mais bonitos, que parece ter saído de uma qualquer selva tropical…






Se é agradável estar aqui a ouvir a água correr e os passarinhos nos seus cantos primaveris, imagina no Verão e mergulhar nestas aguas frescas?
Já agora, o riacho que por aqui corre é a Ribeira da Zimbreira que, mais abaixo, se junta às águas claras do Rio Ocreza.
Queres conhecer outro lugar no Rio Ocreza e bem perto daqui?
Portas do Almourão e o Rio Ocreza
Quer conhecer outro lugar no Rio Ocreza e bem perto daqui? Que tal dar uma salto às Portas do Almourão?



Como chegar ao Pego da Rainha
Bem, mas a pergunta que se impõe é: onde se localiza e como podemos chegar ao Pego da Raínha?
A cascata de Pego da Rainha situa-se próximo da aldeia de Zimbreira no concelho de Mação. >> Ver no Google Maps . As coordenadas são: 39.575526, -7.827468
O mais fácil é seguir pela Estrada Nacional 3, atravessando a freguesia de Envendos, até chegar à Zimbreira. Deixar aqui o carro, no final da estrada asfaltada e depois de 15 minutos de caminhada, estamos no Pego da Rainha. Se não lhe apetecer caminhar, o carro, se estiver bom tempo, vai facilmente até junto da cascata.
Perto da Barragem da Pracana existe um outro acesso ao Pego da Rainha, é uma outra estrada de acesso à Zebreira, mas são cerca de 3 kms por um caminho de terra batida. Ver o trajeto no Google Maps.
Que instalações podemos encontrar no Pego da Rainha
Na zona envolvente da cascata e da lagoa podemos encontrar muitas sombras para desfrutar de um dia em pleno contacto com a natureza. Há também mesas para piqueniques, ideal para passar o dia em família.



Caminhadas / percursos pedestres
Recentemente foram criados diversos percursos pedestres em Mação. Podemos encontrar toda a informação no site Rotas de Mação.
Para quem gosta de uma boa caminhada, podemos incluir a visita ao Pego da Rainha no Percurso Pedestre PR8-MAC-ROTA DOS ENVENDOS , um percurso circular com cerca de 19 km (sim, é para duros)
Galeria de Fotografias
(Clicar nas fotos para aumentar)
Muito Bem.
Obrigado pelo vosso site, dão boas ideias de caminhadas, e dão mesmo vontade de visitar os sítios por onde passaram.
No caso do Pego da Rainha já conhecia e tudo o que dizem é verdade.
Mais uma vez obrigado por nos darem a conhecer os belos cantos do nosso belo pais PORTUGAL.
Um abraço e boas caminhadas.