São poucos os lugares do mundo por onde já passei onde não gostaria de voltar. Hoje vamos até Marialva… e há sempre tão bons motivos para lá regressar.
Uns amigos escolheram a capela da vila para celebrarem o seu casamento, e nada melhor que aproveitar para revisitar este espaço.
A imponência de marialva assalta o caminhante mesmo antes deste a avistar. A grandeza das suas muralhas e torres, sorrateiramente, penetrando o olhar chegam ao coração até do mais desatento e indiferente.
Subindo as ruas que ladeiam a massificação rochosa, os tempos vêm e vão num frenesim indescritível. Tão bem estamos em pleno Sec. XXI, como derrepente, sinais desses tempos longínquos nos assaltam a imaginação, ganhando tal força que a realidade e a imaginação facilmente se confundem.
São cavalos transportando o cavaleiro ao serviço d’El Rei, são vendedores vindos dos mais remotos cantos das terras beirãs, são bruxas e encantadores, adivinhos dum destino qualquer, são, enfim, perpetuadores de uma memória lusitana desse povo Civitas Aravorum.
Que pena esses cavalos e habitantes inóspitos só já existirem na memória, pois a realidade é bem diferente. Em vez de cavalos temos alguns carros que se amontoam à entrada do castelo, as bancas dos vendedores deram lugar a um simples posto de turismo e de bruxas e encantadores, nem sinal, apenas uns quantos turistas munidos de guias e mapas apreciam as ruínas daquela que foi uma das mais imponentes e importantes vilas do vale do Côa…
Mas Marialva tem encantos que farão o viajante voltar porque os caminhos que nos levam um dia trazer-nos-ão no outro.
Saramago, referiu-se desta forma a Marialva: “…é este conjunto de edificações em ruína, o elo misterioso que as liga à memória presente dos que viveram aqui, que subitamente comove o viajante, lhe aperta a garganta e faz subir lágrimas aos olhos” In Viagem a Portugal.
Como Chegar a Marialva
Marialva é “a jóia da coroa” da cidade da Meda, a cerca de 400 km de Lisboa e 180 do Porto.
Instruções no Google Maps para quem vier do Porto, Lisboa, Viseu ou Guarda.
Onde dormir em Marialva
Há muitas opções de alojamento em Marialva e nos arredores. Temos muitas opções no site que mais utilizamos para tal, o Booking.
Mais informações sobre Marialva
Para mais informações: www.marialva.pt/
Muito mais sobre a história na página do Município da Meda.
Também na Wikipedia.