Conhecida por ter servido de passagem ao camião do Modelo (passo a publicidade), a Ponte sobre o Rio Lima em Ponte de Lima é uma autêntica obra de arte que mistura o estilo medieval e romano, classificada como munumento nacional.
A ponte tem dois troços distintos, um romano e outro medieval. A ponte romana terá sido construída no séc. I, altura da construção da via iniciada por Augusto e que passa sobre a ponte.
D. Pedro I aquando das obras de fortificação terá mandado reconstruir a “ponte medieval” de características góticas, que terá, muito provavelmente, sido concluída em 1370. Todavia o calcetamento e a colocação dos merlões datam de 1504, reinado de D. Manuel.
Os seus múltiplos arcos, quer de características romanas ou medievais, dão à ponte um aspecto único. Assente em sete arcos de volta perfeita, parte do tabuleiro romano encontra-se soterrado onde hoje é a igreja de Santo António.
A ponte gótica é constituída por 17 arco, estando dois deles soterrados pela praça de Camões e um outro foi destruído aquando das invasões napoleónica, em 1809.