As águas puras e turquesas do Rio Celeste, contrastam com a cor verdejante dos bosques primários e com o cheiro a enxofre que exala do Vulcão Tenório. Aqui, sozinhos no meio do nada, são sítios assim que nos fazem sonhar com o céu.
A viagem havia sido longa. Tínhamos deixado o Vulcão Arenal para empreendermos mais uns 20 e tal km por uma estrada de terra batida que nos levou até ao Parque Nacional Vulcão Tenório. Os últimos quilómetros foram um verdadeiro suplício, mas por fim lá chegámos com o Jipe com mais lama que tinta.
No posto de entrada “El Pilón” comprámos as entradas no parque (12 usd por pessoa) e preparámo-nos para uma caminhada de 6 km.
Começámos com passada forte, mas a pouco e pouco, a humidade, o calor e a inclinação do terreno fazia-nos abrandar a marcha. O caminhos faz-se pelo meio de bosque primitivos, onde abunda flora e fauna tropical.
Depois de uns bons 20 minutos, chegámos à cascata… foi o primeiro impacto com as águas turquesas do Rio Celeste. As cores da água quase calam o barulho da água que se precipita na lagoa.



Continuamos pelo caminho íngreme, que cada vez mais se torna uma mistura de lama folhas e água. O calor aliado à humidade torna a tarefa bastante dura. A pouco e pouco o cheiro nauseabundo do enxofre invade o ar. É quase insuportável. O caminho passa por uma zona, aqui chamada de “Bobulhas”. O Vulcão Tenório anda por aqui, e as borbulhas são sinal disso. POr aqui são expelidos gases gases e químicos que vêm das suas entranhas.
Por fim chegamos à Lagoa Azul… não são precisas muitas palavras, pois não? Parece magia, não é? Até há relatos de turistas que dizem já ter visto duendes por estas bandas…



Como se forma a cor do Rio Celeste?
Mais à frente, depois de passarmos algumas pontes de madeira, chegamos ao “teñidero”, ao ponto onde dois rios se misturam… e nasce o Rio Celeste.



A cor celeste que o olho humano vê nas águas do rio, é o resultado de um fenómeno óptico e não químico, refracção da luz solar. Num rio comum a luz solar penetra na água e esta desvia a luz sem qualquer alteração visual, a água aparece transparente. No rio Celeste, a concentração de aluminiosilicatos, deixa passar alguns raios de luz, mas reflete outros, os do grupo de tons azulados.



Sem dúvida que o Rio Celeste está no top dos nossos destinos da Costa Rica, mas se ainda não está convencido, confira aqui 7 razões para visitar o Rio Celeste.
Vamos a coisas mais práticas:-)
Mapa do Caminho que se pode fazer para visitar o Rio Celeste.
Como Chegar ao Vulcão Tenório e ao Rio Celeste.
Olá Sergio e Sandra!
Tenho uma viagem marcada para final de outubro para Costa Rica e o Rio Celeste está no meu roteiro…
Algumas dúvidas…
Quanto tempo levaram de Arenal para o Rio Celeste?
O passeio pelo Rio Celeste levou quanto tempo?
Vocês dormiram nos arredores?
Muito obrigada!
Um abraço