Na Serra da Estrela há tantos lugares para visitar e te apaixonares. Não é só neve e abertura de noticiários quando as estradas encerram. A Serra guarda nas suas entranhas tesouros magníficos. Mas para lhes sentir o sabor o viajante tem de mergulhar nas suas fragas, nos sapais encharcados, nas lagoas escondidas.
Há centenas de lugares apaixonantes na Serra da Estrela, este é apenas um rascunho, uma lista incompleta, um trabalho em constante desenvolvimento. Estes lugares, por uma razão ou por outra, ficaram-nos na retina e tocaram-nos o coração. Ficamos também à espera das vossas sugestões…
O Poço do Inferno é uma das mais belas cascatas que podemos encontrar no Parque Natural da Serra da Estrela. Subindo paralelo à Ribeira de Leandres e seguindo por caminhos estreitos, onde não passa mais do que um carro, chegamos facilmente a este ex-libris da Serra da Estrela.
O som da água que cai a mais de 10 metros e se precipita com vigor e estrondo na pequena lagoa é uma espécie de música terapêutica, que neste recanto a serra decidiu proteger.
Se a Serra da Estrela é para ti sinónimo de Neve, então é aqui que tu pertences. A Torre é o ponto de maior altitude da Serra da Estrela e também de Portugal Continental, e o segundo mais elevado de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, tem maior altitude, com 2351 metros). Diz-se, embora tal não seja confirmado, que o rei D. João VI teria no início do século XIX mandado erigir aqui um monumento em pedra, de modo a completar a altitude até chegar aos 2000 metros. A altitude da Torre é de 1993. As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra da Estrela,onde os termómetros já atingiram quase os -20 °C no inverno.
Foto: Bruno Ricardo
3 – Covão da Ametade
O muito conhecido Covão da Ametade é dos lugares mais utilizados pelos viajantes para degustarem as suas merendas e não é para menos… Este lugar é maravilhoso, é descansar tranquilo numa floresta de vidoeiros trocos esbranquiçados em perfeita comunhão com a paisagem agreste que daqui se vislumbra. O Covão Da Ametade nasceu de uma antiga lagoa de origem glaciar e situa-se a 1.420 metros de altitude, no sopé do maciço do Cântaro Magro, onde nasce o Rio Zêzere. O Rio Zêzere atravessa todo o Covão e corre vale abaixo, pelo Vale Glaciar.
Se quiser acampar este é o lugar ideal. Aqui é permitido o campismo. Não se esqueça de respeitar a sensibilidade do local que é todo ele revestido por relvados naturais (cervunais).
4 – Rota das Faias
Queres caminhar entre gnomos, florestas encantadas, cogumelos selvagens e ouvir o crepitar das folhas debaixo dos pés? Tens de fazer a “Rota das Faias”. Ainda que seja mais aconselhável fazer o percurso pedestre no outono para podermos apreciar as cores quentes da folhagem das faias, este é um bosque para descobrir todo o ano. O percurso começa na zona de Manteigas, mas concretamente junto à Cruz das Jugadas.
5 – Vale do Rossim
Em pleno coração da Serra da Estrela, nas Penhas Douradas, e junto ao maior vale glaciar da Europa, estende-se este manto de água que no Verão atrai tudo o que são veraneantes das redondezas.
A Praia do Vale do Rossim é uma das mais famosas praias do Parque Natural da Serra da Estrela. Mas o Vale do Rossim não é só praia, inserido na reserva biogenética do Planalto Superior, o Vale do Rossim é um local único de grande valor científico e sensibilidade ambiental e paisagística, que importa proteger e valorizar.
A Lagoa Comprida é a mais conhecida e a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela. Construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela. Na vertente norte da lagoa observa-se um dos mais interessantes campos de blocos erráticos da serra da Estrela. Estes blocos de granito foram transportados pelos glaciares e abandonados aquando da fusão e recuo do gelo.
Daqui partem alguns interessantes percursos pedestres. Uma das caminhadas mais famosas que aqui se inicia, e de que já falámos aqui no blog, é a caminhada até ao Covão dos Conchos, a famosa lagoa com um buraco no meio.
Nesta lagoa desaguam dois túneis: o do Covão do Meio, com 2354 metros que desvia a água das encostas da Torre e o do Covão dos Conchos com 1519 metros que desvia as águas da Ribeira das Naves.
7 – Sabugueiro
Reza a história que a aldeia de Sabugueiro surgiu a partir de um aglomerado de cabanas de pastores que aproveitavam os pastos para as suas ovelhas e cabras. Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e a 1.053 metros de altitude, Sabugueiro é conhecida como a “Aldeia mais alta de Portugal”. Contudo, a mais alta é aldeia de Penhas da Saúde, na vertente sul da Serra da Estrela, atingindo os 1500m. Pertence à rede de Aldeias de Montanha do Concelho de Seia.
8 – Vale Glaciar
O Vale Glaciar por onde corre o Rio Zêzere é o maior vale glaciar da Europa e estende-se por 13 quilómetros de comprimento, desde o Maciço Central da serra até à Vila de Manteigas. O Vale Glaciar serve de berço ao Rio Zêzere e dá vida às dezenas de rebanhos de cabras e ovelhas que estendem pelas suas encostas.
A melhor forma de apreciar este magnífico vale é percorrendo de carro a estrada Nacional N338 que liga Manteigas à Torre, ou a pé, através do trilho de 17km, a Rota do Glaciar. Ao longo do percurso não é difícil ficar cativado pelas encostas íngremes e pelas bolas graníticas que miraculosamente se suspendem nos píncaros da Serra.
9 – Guarda
Conhecida pela cidade dos 5 f’s, a Guarda além de ser a cidade mais alta de Portugal, é também uma das mais antigas. A cidade da Guarda fica situada mesmo na orla do Parque Natural da Serra da Estrela e, a par da Covilhã, pode ser um dos lugares para assentar arraiais e programar a sua viagem por esta região maravilhosa. Não perca a Sé Catedral a Torre de Menagem, a Judiaria e o Centro Histórico. Mas não parta sem provar o doce típico, o D. Sancho (um doce de massa folhada de centeio, recheada com um doce com um toque de queijo da serra)
Cidade da Guarda
10 – Loriga
Esta aldeia típica de montanha é conhecida como a “Suíça Portuguesa” devido à sua extraordinária localização geográfica. Está situada a cerca de 770 m de altitude e rodeada por montanhas, das quais se destacam a Penha dos Abutres (1828 m de altitude) e a Penha do Gato (1771 m).
Loriga é famosíssima pela sua linda praia fluvial, de águas cristalinas, mas geladas.
Foto:https://pt.wikipedia.org/wiki/Loriga
11 – Covão dos Conchos
O Covão dos Conchos tornou-se famoso quando no início deste ano uma série de filmes gravados com um drone mostrava as águas da lagoa a precipitarem-se num gigantesco funil e a desaparecerem misteriosamente…
Ora o funil não é mais do que um túnel construído na década de ’50 e que leva as águas recolhidas da Ribeira das Naves e as encaminha para a Lagoa Comprida, bem mais abaixo.O túnel tem 48 m de coroamento e 1519 metros de comprimento.
A Nave da Mestra é daqueles lugares bem escondidos nas entranhas da Serra da Estrela, mas que leva o troféu dos lugares mais bonitos e mágicos do planalto.
Bem perto da Torre, ali ao lado, está o Cântaro Magro. O Cântaro Magro é simultaneamente um dos cumes mais famosos e mais misteriosos. Com um desnível vertical de quase 500m, este afloramento rochoso ergue-se desde o Covão D’Ametade até aos 1928 de altitude.
Menos famoso que o seu irmão, o Cântaro Gordo é um dos cumes incontornáveis da serra. Este afloramento granítico nasce também no Covão d’Ametade e atinge os 1875m. Ambos os cumes oferecem vistas extraordinárias sobre as serranias à volta. É possível fazer a sua ascensão.
14 – Cabeça Do Velho
A natureza tem cada mistério… desses insondáveis pelo espírito humano. Mas nós não ficamos atrás, pelo menos em imaginação. Na estrada N232, que liga Gouveia às Penhas Douradas, encontramos uma das mais enigmáticas criações da Mãe Natureza: a Cabeça do Velho.
15 – Covão da Ponte
O Covão da Ponte é um lugar do concelho de Manteigas (a cerca de 10km), situado a 960m de altitude por onde corre o Rio Mondego na fase inicial do seu percurso. Este lugar está transformado um lindíssimo espaço de lazer. Existe um parque de campismo, uma casa abrigo, zona com grelhadores, etc.
Mas a magia deste lugar está na perfeita simbiose entre o Rio e a vegetação que o envolve.
16 – As estradas e a vida de montanha
Mas o verdadeiro encanto da serra está nos lugares que não vêm nos mapas, que não figuram em nenhuma lista. O encanto da serra está em partir ao acaso, pelas estradas de montanha. Há muitas que não têm fim, outras, acabam na primeira curva. Mas há que ir, há que encontrar os pastores de pele rugosa, as ovelhas a chocalhar por entre a urze.
Não te esqueças, há que percorrer as estradas da nossa Serra e correr o risco de se apaixonar profundamente!
17 – As Praias Fluviais
Já pensou em desfrutar dos dias de calor longe das multidões das praias do litoral, em plena comunhão com a natureza, no sossego da serra? Se lhe agrada a ideia, aproveite e venha até às Serra da Estrela e desfrute das mais lindas praia fluviais do país.
Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros, em Seia
Há dezenas de praias para se refrescar e fazer frente ao calor do Verão. Não espere água morna, afinal está na Serra. Espere sossego, águas límpidas e transparentes. Descubra a sensação de nadas com os peixes em ambiente natural, rodeado de bosques frondosos e montanhas que nos tapam as vistas.
Não importa se vai à praia de Loriga, da lapa dos Dinheiros, de Unhais da Serra ou da Aldeia Viçosa, venha apenas e aventure-se.
A Serra da Estrela tem lugar optamos para passar um fim de semana ou um período mais prolongado. Se vais viajar para a Serra da Estrela e precisa de Alojamento, ajude o blog e reserva alojamento no Booking seguindo este link. Ao fazer isso, não está a pagar mais e ajudará este blog a manter-se vivo 🙂
Gostaste das nossas sugestões? Achas que os teus amigos também vão gostar? Dá uma ajuda ao nosso blog e partilha este artigo nas redes sociais… é só fazer um clique nos links em baixo. Nós agradecemos
Somos uma família apaixonada… apaixonada pelo mundo e pelas viagens, sejam elas curtas ou longas. Mas a maior das viagem começou há pouco, quando à equipa se juntou o pequeno Simão. Durante uma parte do ano vestimos as capas de dois burocratas do funcionalismo público, na outra, metemos a mochila às costas, pegamos no Simão, e vamos por aí… ver com outros olhos, conhecer o mundo, conhecendo-nos cada vez mais a nós próprios. Adoramos grandes aventuras por lugares longínquos, mas também gostamos de pegar no carro e andar por aí, sem destino. E porque a viagem não acaba nunca, como dizia Saramago, depois da viagem passamos tudo para aqui: textos, fotos, vivência, enfim… a nossa viagem! Um pouco de tudo num blog que é da Guarda para o mundo! Tudo sobre nós >>>
A Serra da Estrela é magnífica e tem lugares espetaculares. A lista podia ser muito maior. Que tal acrescentar o Castelo de Linhares à lista dos lugares a visitar na Serra da Estrela? Obrigado
Francisco, concordamos perfeitamente, há muitos mais lugares para juntar à lista. E, claro, o lindo Castelo de Linhares merece um lugar de destaque. Está pensado para outro tópico… para breve 🙂 Abraço e o brigado pela visita.
Eu sou serrana! Natural da Covilhã desde criança passava os meses se férias sempre na Serra! Vivendo em Aveiro agora, ainda a semana passada estive de férias ,8 dias para matar saudades! Adorei o vosso trabalho!
Acabei de passar na Serra da Estrela e fiquei fascinado com a beleza do Covão d’Ametade, aos primeiros raios de sol, ainda com as cores outonais (e sem neve). Esta é, sem dúvida, uma das regiões mais bonita do nosso país. Recomendo a todos!
Olá Filipe. A Serra é fantástica. Daqui da minha janela vejo-a todos os dias 🙂 Agora está cobertinha de neve! Confesso-te que adoro a serra na Primavera e Outono. É a minha altura preferida na Serra. Um abraço Sérgio
Achei estas imagens maravilhosas, e por isso as publiquei. Foi optimo saber das vossas publicações tão Detalhadas. Um sincero cumprimento do belo trabalho.
Somos uma família apaixonada… apaixonada pelo mundo e pelas viagens, sejam elas curtas ou longas. Mas a maior das viagem começou há pouco, quando à equipa se juntou o pequeno Simão. Durante uma parte do ano vestimos as capas de dois burocratas do funcionalismo público, na outra, metemos a mochila às costas, pegamos no Simão, e vamos por aí… ver com outros olhos, conhecer o mundo, conhecendo-nos cada vez mais a nós próprios. Adoramos grandes aventuras por lugares longínquos, mas também gostamos de pegar no carro e andar por aí, sem destino. E porque a viagem não acaba nunca, como dizia Saramago, depois da viagem passamos tudo para aqui: textos, fotos, vivência, enfim… a nossa viagem! Um pouco de tudo num blog que é da Guarda para o mundo! Tudo sobre nós >>>
A Serra da Estrela é magnífica e tem lugares espetaculares. A lista podia ser muito maior. Que tal acrescentar o Castelo de Linhares à lista dos lugares a visitar na Serra da Estrela? Obrigado
Francisco, concordamos perfeitamente, há muitos mais lugares para juntar à lista. E, claro, o lindo Castelo de Linhares merece um lugar de destaque. Está pensado para outro tópico… para breve 🙂 Abraço e o brigado pela visita.
Excelentes lugares para visitar na Serra da Estrela!
Eu sou serrana! Natural da Covilhã desde criança passava os meses se férias sempre na Serra! Vivendo em Aveiro agora, ainda a semana passada estive de férias ,8 dias para matar saudades! Adorei o vosso trabalho!
…um hotel familiar espera por si…!
http://hmiraserra.com.pt
do melhor do mundo…
[…] pleno coração da Serra da Estrela, mais concretamente nas Penhas Douradas (ver mapa), e junto ao maior vale glaciar da Europa, […]
Acabei de passar na Serra da Estrela e fiquei fascinado com a beleza do Covão d’Ametade, aos primeiros raios de sol, ainda com as cores outonais (e sem neve). Esta é, sem dúvida, uma das regiões mais bonita do nosso país. Recomendo a todos!
Olá Filipe.
A Serra é fantástica. Daqui da minha janela vejo-a todos os dias 🙂
Agora está cobertinha de neve! Confesso-te que adoro a serra na Primavera e Outono. É a minha altura preferida na Serra.
Um abraço
Sérgio
Achei estas imagens maravilhosas, e por isso as publiquei.
Foi optimo saber das vossas publicações tão
Detalhadas.
Um sincero cumprimento do belo trabalho.
Cara Teresa. Obrigado pela visita e pelas simpáticas palavras. A Serra continua a surpreender-nos todos os dias. Abraço.
Olá,
Que lugares lindos. Não conheço a serra da estrela, mas fiquei com uma vontade enorme de conhecer.
Obrigado.
Filipe
Parabéns. Excelente artigo.
Só falta mesmo os lugares para ficarmos hospedados 🙂
Serra da Estrela é algo doutro mundo.