Querem encontrar um pequeno paraíso dentro de todo a beleza que é São Miguel? Pois, então terão de ir ao Ilhéu de Vila Franca do Campo.



O Ilhéu de Vila Franca é uma pequena ilhota vulcânica que dista a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca e é, na pratica, o cone de um antigo vulcão submerso.
A piscina natural que se forma no interior da cratera é excelente para nadar e praticar o snorkeling. Tem uma zona plana, com areia fina e com água pelos joelhos, ideal para as crianças brincarem. Logo, e um lugar muito procurado não só por turistas, mas também pelos habitantes locais.



Quando estávamos a planear a nossa viagem à Ilha de São Miguel, este foi dos lugares que colocamos logo no roteiro, e não nos arrependemos nem um bocadinho. Passamos lá um belo dia de praia, com o Simão muito divertido nas suas infantis brincadeiras aquáticas 🙂



Este é o refúgio ideal para quem procura um ambiente tranquilo, relaxar e explorar a natureza. Além do mais, as águas da piscina que se forma no interior da cratera são muitos calmas e quentes.
Se for um amante da vida selvagem, vai encontrar por lá os verdadeiros “donos” do ilhéu, os cagarros, os garajaus e os caranguejos-fidalgo.



Desde 2009 é realizado no Ilhéu de Vila Franca o Red Bull Cliff Diving World Series, campeonato mundial de saltos ornamentais de penhasco. Numa queda livre de 27 metros de altura são realizados saltos combinados com acrobacias.



Quando ir
Não é possível visitar o Ilhéu de Vila Franca do Campo todo o ano, as visitas só são autorizadas no período de junho a outubro dado que é uma reserva natural e há uma preocupação em preservar o local.
Além do mais, como se trata de uma área protegida a lotação diária está limitada a 400 pessoas. Por isso, se for na época alta, sugerimos que compre o bilhete online, através do site da CNVFC.



Dicas práticas para Ilhéu de Vila Franca do Campo
Como ir, preço do bilhete de barco e onde comprar
- Para visitarmos o Ilhéu de Vila Franca do Campo podemos apanhar o barco no cais de Tagarete, em Vila Franca. Só é possível ir através do barco oficial, por forma a garantir a lotação na ilhota. Outros barcos podem aproximar-se para visitas guiadas, mas os passageiro não podem desembarcar. As saídas são feitas de hora em hora e o trajeto não dura mais que 10 minutos.



- O preço do bilhete para viagem de ida e volta para o Ilhéu custa 8€ para não residentes nos Açores e 6€ para residentes.
- O bilhete pode ser adquirido no site https://cnvfc.net/cruzeiro/ ou no quiosque de vendas na Marina de Vila Franca do Campo.
- Há apenas uma zona com casas de banho e algumas áreas pavimentadas que facilitam a circulação à volta da Ilha, contudo grande parte do terreno é irregular pelo que circule com cuidado.
Que fazer em Vila Franca do Campo e nos arredores?
Se vier ao Ilhéu de Vila Franca sugerimos também que:
- visite igualmente a Ermida de Nossa Senhora da Paz de onde poderá avistar o ilhéu e fazer excelentes fotografias.



- É também em Vila Franca do Campo que são confecionadas as famosas e deliciosas Queijadas da Vila. Nós comprámos umas quantas no Morgado.