Dizemos em claro português que no meio está a virtude. Não conhecemos equivalente expressão em castelhano, mas descobrimos em galego todo o alcance da mesma.
Lalín, município espanhol da província de Pontevedra, na Galiza, endereçou-nos o convite que, se de imediato nos honrou, haveria de revelar-se ainda mais honroso na forma como nos recebeu e se deu a conhecer na humildade de uma terra que se auto intitula o ponto zero.
Mas um zero que se assume como ponto de partida para a descoberta de toda a região da Galiza, terra de encantos, lendas e uma história marcante no contexto peninsular.
Génese de uma cultura partilhada na diáspora das suas gentes, o quilometro zero incrustado a metal na avenida central da cidade marca o palpitar da Galiza. Desde ali as principais cidades galegas ficam equidistantes e esse estatuto geográfico central é algo de que a cidade se orgulha.
Lalín que serviu de entreposto durante séculos, antes da Espanha unificada, às trocas comerciais ainda antes do alcatrão rasgar a paisagem, foi a nossa “casa” durante o fim de semana de 6, 7 e 8 de outubro.
Foi um fim de semana em cheio. Sob o epíteto “Outono 2.0 en Lalín”, à mesa e na descoberta, juntaram-se blogs de viagem, vindos dos 4 cantos de Espanha e também de Portugal.
Os Bloggers participantes no encontro:
- Cabo Norte (Galiza)
- Galicia Máxica (Galiza)
- El Blog de Machbel (Xixón)
- Viaje con escalas (Barcelona)
- Hanway (Madrid)
- Viajeros 3.0 (Burgos)
- Guíame por el mundo (Jerez de la Frontera)
- Os meus trilhos (Portugal)
- Vagamundos (Portugal)
Noutros artigos que já estão em marcha, havemos de contar-vos tudo sobre Lalín, este pequeno recanto incrustado entre castanheiro e carvalhos. Apesar de famosa pelo seu clássico cozido galego (bem parecido com o típico português), Lalín é muito mais. Com um toque vanguardista, a sua gastronomia está aberta ao mundo e presenteou-nos com excelente comida vegetariana, daquela de crescer água na boca.
Havemos também de vos levar a Castrodeza, a Mouriscade, à Ponte dos Cabalos e às Fragas de Catasós. Havemos de vos falar dos cantos “secretos” para apreciarmos a natureza, o outono, e até os caminhos de Santiago.
Por agora, vamos mostrar-vos como ficámos bem instalados num “palacete” do Séc. VII, o lugar que calorosamente nos e permitiu retemperar as forças a cada dia da visita: Hotel Pazo Bendoiro.
O encontro e o reflexo nas notícias:
- Lalín recibe el 7 y el 8 a diez blogueros en un encuentro que se internacionaliza
- El encuentro de blogueros de Lalín generó unos 28 millones de impresiones en las redes
- Lalín organiza o encontro de blogs de turismo “Outono 2.0 en Lalín” o 7 e 8 de outubro con carácter internacional
- La visita de los blogueros a Lalín supuso un impacto de veinte millones en las redes sociales
- Un interior único que se asoma al mundo a través de los blogs
- Lalín despide a los participantes del encuentro de blogueros turísticos
- O encontro de blogueiros, Outono 2.0 en Lalín, xera 28 millóns de impresións nas redes sociais.
Deste maravilhoso fim de semana resultaram os seguintes artigos aqui no blog:
[…] Os meus trilhos […]