Já corremos Portugal de norte a Sul, já fomos a muitas festas e romarias, mas estas festas hão de ocupar um lugar no nosso top! Não só porque são um evento único, ruas cheias de gente de cor, e bastante fotogénicas, mas acima de tudo porque nestas festas se nota o sentido de comunidade, a força e vontade de um povo, porque, afinal, as Festas do Povo de Campo Maior só se realizam quando a população da vila quer.



Diz a História que as festas remontam a 1893, na altura festejava-se o padroeiro da vila, S. João Baptista. As festividades aconteceram, anualmente, até 1898. Depois de um interregno, retomaram em 1921, por vontade do povo, o que terá dado origem ao nome “Festas do Povo de Campo Maior”. O papel apareceu como elemento decorativo e a iluminação eléctrica permitia que a festa decorresse noite dentro.
Para dar a conhecer ao mundo esta tradição popular, está a ser preparada a candidatura das Festas do Povo a Património Cultural Imaterial da Humanidade na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Vamos aguardar até 2017, e esperar que a UNESCO reconheça estas festas como uma “maravilha mundial”. Até lá deixamos o testemunho visual da nossa passagem para que aqueles que não podem ir possam ficar com um vislumbre do que foi e para animar-nos os indecisos a rumarem às Festas do Povo de Campo Maior. Porque vale mesmo a pena.



Como se sabe aproveitamos cada momento para conhecer recantos e se na ida parámos em Alcântara de que noutro post vos falaremos. Na volta ficámos a conhecer a história de amor do Rei Wamba, lá pelas bandas de Vila Velha de Ródão que a seu tempo também vos daremos a conhecer!
teste
Galeria de Fotografias das ruas floridas nas Festas do Povo de Campo Maior

















































































































































































































































































Nota: Se não conseguir vizualizar as fotos, clicar para aceder à galeria no Flickr
MUITO OBRIGADO SERGIO E SANDRA.
Do melhor que já vi! As fotos e as flores! Viva Campo Maior! Saudades! Bjs
lindo mesmo
lindissima a minha terra
Viva Campo Maior! Não existem féstas tão bonitas como estas. Parabéns !
Maravilhoso um trabalho magnifico
Maravilhoso um trabalho magnifico
Muito interessante, ontem lá estive e gostei imenso. Parabéns a todos que participaram, neste evento!
Eu amei, nunca pensei em ver tanta coisa maravilhosa ao mesmo tempo !!!!
Muito obrigada!
Christina Brasil São
ESMUY INTERESANTE LAS COSAS TANVONITA QUE ACENMUYBONITOS
Caramba já tinha visto algumas fotos destas ruas, mas um reportagem como esta não!!… Porque adorei vou partilhar no meu perfil… Parabéns pelo trabalho!
andei trinta anos a fazer festas a quase em todo pais ate em Elvas fiz mas nunca vi festas tao bonitas como as festas de campo maior sou de Guimarães um abraço para todos povo trabalhador de campo maior