O plano era simples: sair de Marraquexe, atravessar o Alto Atlas (High Atlas), com os seus 4 mil metros, e dormir em Ouarzazate. Ouarzazate é a maior cidade do leste marroquino e é também chamada de “Porta do Deserto”, ainda que o deserto esteja a umas boas centenas de Kms.
Alto Atlas (High Atlas) – de cortar o fôlego!
Se, ao mesmo tempo que abandonávamos Marraquexe, diminuía o trânsito caótico, aumentavam as curvas… e a terra tornava-se cada vez mais alaranjada.
Os olhos aproveitavam para absorver toda esta magia, delineava as novas formas dos objectos, os novos cheiros, as novas cores. Mas acima de tudo, mantínhamos os olhos fixos na estrada. É uma verdadeira aventura conduzir aqui. As regras de trânsito são, como tudo neste país, muito relativas.
Alto Atlas – Aldeia Berber
As curvas sucedem-se. Perseguimos o rio que corre lá no fundo. Já só é uma nesga de água, agora, no final do Verão seco e tórrido em Marrocos. Ainda assim, é suficiente para saciar a sede dos inúmeros rebanhos que se vão distinguindo.
O Atlas é a maior cordilheira do Norte de África. Estende-se por cerca de 2400km e atravessa Marrocos, a Argélia e a Tunísia. O ponto mais alto ultrapassa os 4000 metros. A cordilheira, ao atravessar Marrocos, separa o oceano do deserto, a zona mais rica da mais pobre. A própria paisagem e vegetação são reflexo desta dicotomia.
Ao longo do caminho, de quando em vez, um marroquino aparece do nada. Mais à frente, vemo-los a correr monte abaixo. Não admira que sejam uns maratonistas…
Alto Atlas – uma pequena paragem no topo
Aqui, como alguém dizia, bate o coração de Marrocos. O Atlas é habitado, essencialmente, por berberes. Como dizem os locais, um povo livre. Um povo que resistiu ao longo de 4 mil anos a sucessivas invasões. Apesar de Muçulmanos, cultivam uma cultura muito própria, uma língua, um modo de vestir, de ser… de Viver!
Paramos numa pequena aldeia de montanha para almoçar. Enquanto, alguém se preparava para a oração, lavando os pés e os dentes na mesma água, aguardávamos pelas tagines e morríamos de fome. Revelaram-se deliciosas. Viríamos a comprovar mais tarde que havíamos comido uma das melhores tagines em Marrocos.
Já várias vezes falei nas TAGINES, e reparo agora que não dediquei duas prosaicas linhas a este utensílio culinário muito sui generis e que por sinal vem dar nome à própria comida – Tagine.
Tagine de Vegetais
Bem, vamos pôr as coisas do seguinte modo: a tagine é uma espécie de cataplana, todavia com forma cónica e de barro. A Tagine, ou em árabe طاجين, permite cozinhar a vapor, preservando o sabor e nutrientes dos alimentos. Os ingredientes, sempre muitos legumes, são minuciosamente preparados/enfaixados sobre a base. Posteriormente, coloca-se a tampa cónica, vai ao lume brando e lento… e já está!!!! Por todo lado, até nos locais mais remotos, não será difícil encontrá-las.
Alto Atlas
O serpenteado da montanha começa a dar tréguas e o sol que queima de Marraquexe já ficou abandonado há muito. Ouarzazate está a 30kms, mas Ait-Benhaddou também.
Fazemos um pequeno desvio para visitar umas das mais famosas kasbah e que serviu de cenário a dezenas de filmes, como A Múmia, Gladiador, A última tentação de Cristo, Lawrence das Arábias, entre outros…
>>>> ler tudo o que escrevemos sobre Ait-Benhaddou) <<<<
Chegámos a Ouarzazate ao cair da noite. Na rua principal, assentamos no Hotel Royal, que pouco tinha de realeza, mas que servia para o efeito. Preparámos a nossa entrada no deserto, e programámos uma passagem pelo Vale do Dadés e pelas suas gigantes gargantas.
Ouarzazate, pela sua centralidade, é local de comércio. Aqui vêm pessoas de todo o Vale de Dadés, do Vale de Drâa e do Atlas para fazer negócio.
ROTA DO DIA
[googlemaps http://maps.google.com.br/maps?saddr=Marraquexe,+Morocco&daddr=Ouarzazate,+Souss-Massa-Draa,+Morocco&hl=pt-PT&sll=30.892797,-6.921387&sspn=2.823341,4.938354&geocode=FbWv4gEdAO6F_ylRnheWje6vDTG4rYdPU7ZQWQ%3BFb7M1wEdHdCW_ylXIEJ3QBC7DTEAqzebUsuzJg&vpsrc=6&mra=ls&t=m&ie=UTF8&ll=31.391158,-7.399292&spn=1.406719,1.647949&z=8&output=embed&w=300&h=300]
http://www.MaroccoEscursioni.com Viagens e turismo empresa de transporte foi criado e gerido por uma equipa profissional que tem uma vasta experiência na organização de viagens. Mais de 14 anos, oferecemos viagens para o indivíduo e facilitar a sua viagem para o Marrocos, com excelentes serviços durante sua estadia em Marrocos atrás
http://www.maroccoEscursioni.com Nosso Companhia turismo tem sido líder de mercado oferecendo passeios e excursões de Marrakech nas melhores condições com preços razoáveis. Hoje continuamos nosso compromisso e oferecendo um dos melhores serviços, marketing e oferecendo aos nossos passeios e excursões 4 × 4 no deserto com preços justos.
Propomos passeios de um dia: excursão para Essaouira, Imlil Tour e as montanhas do Atlas, Ait benhaddou turnê, Cachoeiras de Ouzoud circuitos tanto quanto vários dias atrás, o deserto do Saara e do grande sul marroquino: Ouarzazate, Zagora, dunas circuito Merzouga e Marrakech para Fes via Erg Chebbi em Merzouga com passeio de camelo e passar uma noite inesquecível no acampamento nômade no deserto.
Gostei e muito, não conheço este país e agora ando a pesquisar toda a informação sobre ele uma vez que pretendo fazer uma viagem até lá, obrigada pela descrição
Obrigado Rosa,
O Hight Atlas é um lugar maravilhoso. Espero que tenha desfrutado de Marrocos. Obrigado e desculpe a resposta tardia.
Sérgio