O trânsito está um caos. Eram cerca das 6 da tarde quando chegámos a Marraquexe. Hora de ponta. A viagem desde as cascades d’ouzoud demorou cerca de 2h e meia. Estamos cansados. Primeiro, temos de procurar um local para passar a noite. Tomar um banho e Jantar.



Conseguimos estacionar mesmo no centro, a umas centenas de metros da praça Djemaa el-Fna.

Grande parte dos albergues e hostels situa-se nas redondezas, nas ruelas cravadas de anúncios. Tentamos vários, uns com baratas, muitas, outros com poucas condições, outros cheios. Não há problema, há centenas deles por aqui. Combinámos o preço, ficámos-nos pelos 10€, parece aceitável para duas noites.



Voltamos a entrar na Praça, que traduzida à letra significa Assembleia dos Mortos, onde salteadores e criminosos eram mortos. Dou de caras, agora, com saltimbancos, acrobatas, músicos e encantadores de serpentes. Vejo passar os famosos vendedores de água, de haxixe e muitas coisas mais. Pedem-me para tirar fotos, e sacar alguns trocados, recuso. Ao funda da rua Bab Agnaou, comemos uma tagine de legumes. Enquanto beberico um chá de mente, habituo-me à confusão desta metrópole. Sei, agora que regresso a Marraquexe, uma coisa: Marrocos é maior que Marraquexe. Este país, esta imensidão de montanhas, de deserto, de planícies, de mundo, tem tudo, tem tudo para todos os gostos.
Vamos entregar o carro alugado. Aqui, tudo o que vamos visitar está relativamente perto. Além do mais, conduzir em Marraquexe é um verdadeiro inferno.
[divider]
Que visitar:
- Souks
Marraquexe é uma perdição para quem gosta de comprar. Comprar de tudo. Há tanta coisa que até aborrece. O principal souk situa-se mesmo a norte da Praça Djemaa El-Fna e é gigantesco. Normalmente, os mercados são conhecidos pelos produtos que vendem: kissarias, souk el-Btana, Rahba Kedima, etc…












- Mesquita Ben Youssef
A norte dos souks, na Place Ben Youssef, mesmo ao lado do museu de Marraquexe, encontra-se a mesquita Ben Youssef e a escola corânica. è uma mas maiores escolas do corão do mundo, com capacidade para 900 alunos.



- Mesquita de Koutoubia
Situada a sudoeste da praça Jamaa el Fna, ao lado da avenida Mohamed V, situa-se a impressionante Mesquita de Koutoubia. Diz-se que os arredores da mesquita eram frequentemente frequentados por vendedores de livros e pergaminhos. Daí terá surgido o nome al-Koutoubiyyin, o bibliotecário.

O minarete da mesquita de Koutoubia, de onde se ouve o “Allah Akbar” nos quatro cantos de Marraquexe, é construído em pedra gueliz cor-de-rosa. tem 70m de altura e as suas proporções obedecem aos cânons da arquitectura almóada, cujas as regras ditam que a altura deve ser 5 vezes mais do que a largura. Esta obra prima serviu ainda de inspiração para a Giralda de Sevilha e a torre de Hassan, em Rabat.
- Museu de Marraquexe
A norte do principal souk de Marraquexe, ao lado da mesquita Ben Youssef, situa-se o museu de Marraquexe. Instalado num belo exemplar de uma tradicional casa mourisca, no antigo palácio do sultão Mehdi Hassan, o museu de Marraquexe é o mais próximo de um museu que conseguimos encontrar em Marraquexe.
O museu, comparado com os standard ocidentais, é muito fraco. No entanto, o zellij, que vemos na imagem em baixo, é realmente extraordinário.

Website do Museu
Visitas: todos os dias das 9h às 18:30
Preço: 30Dirhams



- “Jardin Majorelle”
Os Jardins Majorelle, uma floresta de cactos e azul turquesa, escondem-se atrás de altos muros, mesmo no centro de Marraquexe. Desenhados pelo pintor francês Majorelle, foram adoptados pelo conhecido Yves Saint Laurent, que lhes deu uma nova vida. Actualmente é um dos locais mais visitados da cidade. Vale uma visita…
Página de Internet: http://www.jardinmajorelle.com/
Horário de visitas e preços – aqui



- Saadian Tombs
Os túmulos Sádidas foram negligenciados durante décadas, pois só em 1917, através de imagens aéreas foram descobertos. São, sem sombra para dúvidas, ums dos melhores exemplos da verdadeira arte islâmica. Prepare-se para pagar 10Dh, e delicie-se com belos azulejos, colunas esculpidas e tectos em cedro. Ainda que seja possível visitar os túmulos sozinho, é melhor arranjar um guia, na entrada, para não perder nada do que vai ver.

[box type=”info” ]Guia de Viagens
Como Chegar: Actualmente, a forma mais fácil de chegar a Marraquexe, de Portugal, é de Avião. Além da TAP, com voos regulares, também a Raynair tem voos diários para esta cidade marroquina e a preços muito bons.
Mover-se: Alugar um carro em Marrocos
Localização: Google Maps
Belíssimas fotografias. Marrakech é um daqueles locais que nos deixa “agarrados” 🙂
Gostei muito do blog!
Obrigado por ter passado por aqui! Espero que possa voltar mais vezes. Marraquexe é sem dúvida um local intenso, um “cheirinho” desse maravilhoso país q é Marrocos.
Sérgio.
Excelente informação para quem quer visitar Marraquexe, as fotos estão extraordinárias, obrigada e continuação de boas viagens