Andar entre os vendedores do Mercado da Assomada, na Ilha de Santiago, é como olhar para a alma de um povo, é sentir-lhes o pulso.
Nunca dispensámos um mercado. No meio de uma viagem como esta, ir a um mercado é ingerir uma boa dose de “isotónico”. Este é daqueles sítios que nos levantam a moral, que nos fazem correr quilómetros para mergulhar nas cores e nos cheiros mais genuínos de um qualquer país.
As cores do Mercado da Assomada são assim, são uma lufada de ar fresco e de cor no clima seco, árido e agreste de Cabo Verde.
Há mercado todos os dias, mas as quartas-feiras e sábados são os dias fortes. Sorte para nós, hoje é sábado.
Estamos a dar uma volta à ilha (toda a história está bem contada aqui), viemos diretos da cidade da Praia com umas pequenas paragens para apreciar a paisagem e a aldeia onde nasceu o condutor do nossa táxi, o Lindo.
Subimos entre montanhas acastanhadas pintalgadas aqui e ali por aldeias recônditas até à cidade de Assomada, no meio da Ilha de Santiago. Daqui, passando pela serra da Malagueta desceremos até ao Tarrafal.
Assomada é a segunda cidade de Santiago, fica a cerca de 50 km da Praia. A cidade vários edifícios que nos mostram como foi o seu passado histórico.
Assomada, sede do concelho de Santa Catarina e segundo maior centro urbano da Ilha de Santiago, adquiriu o estatuto de cidade em 13 de Maio de 2001. Situada a 36 km a norte da cidade da Praia, a capital do país. Assomada é um importante polo comercial, e o seu mercado é considerado o maior e mais concorrido da ilha.