InícioPortugalAlto Douro VinhateiroAmendoeiras em Flor, como visitar (atualizado para o ano de 2024)

Amendoeiras em Flor, como visitar (atualizado para o ano de 2024)

PortugalAlto Douro VinhateiroAmendoeiras em Flor, como visitar (atualizado para o ano de 2024)

|

|

|

Rota das Amendoeiras em Flor : Atualizado com os programas para o ano de 20024

Como todos os anos por esta altura, os montes e vales do nordeste transmontano e Douro superior ganham uma nova cor. A pouco e pouco, o acastanhado dos montes pinta-se de branco e rosa. É um pronúncio da primavera, que aqui chega bem mais cedo: são as amendoeiras em flor.

amendoeiras em flor -1-5


A melhor altura para ver as amendoeiras em flor em Portugal

As amendoeiras em flor são um espetáculo único da natureza que anuncia a chegada da primavera em Portugal.

Adoramos esta altura do ano. Entre fevereiro e março as amendoeiras brotam da sua latência invernal. Como quem brota para a vida, rompem a custo o gelo e a agrura e vêm beber o sol…

Os campos verdejantes transformam-se num manto branco e rosado, criando paisagens idílicas que atraem visitantes de todo o mundo. Mas qual é a melhor altura para presenciar este fenómeno?

Em Portugal, as amendoeiras florescem entre finais de fevereiro e inícios de março. No entanto, a data precisa pode variar ligeiramente de ano para ano, dependendo das condições climáticas. Para 2024, a melhor época para as visitar será entre 25 de fevereiro e 10 de março.

Onde ver as amendoeiras em flor?

As amendoeiras em flor podem ser encontradas em várias regiões de Portugal, mas as principais regiões são:

  • Douro Vinhateiro e Nordeste transmontano: Esta região, conhecida pelos seus vinhos do Porto, é também um dos melhores locais para ver as amendoeiras em flor. As paisagens montanhosas cobertas de amendoeiras floridas são simplesmente deslumbrantes.
  • Algarve: O Algarve, com o seu clima ameno, é um dos locais onde as amendoeiras florescem mais cedo. As amendoeiras floridas contrastam com o azul do mar e do céu, criando um cenário único.
  • Alentejo: O Alentejo é outra região com uma grande tradição de cultivo de amendoeiras. As paisagens alentejanas, com os seus campos verdejantes e as suas casas brancas, ficam ainda mais bonitas com as amendoeiras em flor.

Neste artigo, como já percebeu, vamos focar-nos nas Amendoeiras em Flor que podemos ver no nordeste transmontano e no Douro superior, na zona onde nós vivemos, que amamos e que não nos cansamos de mostrar!

Linda lenda sobre as amendoeiras

Diz-se por aí que há muito, muito tempo, ainda antes da fundação da nacionalidade, e quando o Al-Gharb (Algarve) pertencia aos árabes, reinava em Chelb (Silves) um jovem e intrépido rei, o rei Ibn-Almundim. Reza a lenda que  para agradar à sua princesa nórdica, que sentia saudades da neve da sua terra Natal, começou a cultivar as amendoeiras por aquelas paragens. Quando as amendoeiras florescem assemelham-se a um manto de neve que cobre o horizonte, com a vantagem de não serem frias e de aromatizarem o ar, com o doce perfume que anuncia a Primavera. Desde então, as amendoeiras em flor são consideradas um símbolo de amor e esperança em Portugal.

amendoeiras em flor -1
As cores do Inverno no vale da Vilariça

As festas da amendoeira em flor animam Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Vila Nova de Foz Coa, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo. É um excelente momento para a economia local, mas também para os milhares de viajantes que vagabundeiam por estas bandas.

A melhor forma de apreciar esta maravilha da natureza, privar com os locais e desfrutar de um dia em plena natureza é utilizar um carro para percorrer à vontade esta zona de Trás-os-Montes e o Alto Douro e da Beira Alta ou para os mais aventureiros calçar as botas e fazer um belo trilho.

Percursos Pedestres para desfrutar das Amendoeiras em Flor

Deixamos aqui algumas sugestões de percursos pedestres onde o cenário não podia deixar de ser a amendoeira, bem adornada nesta altura do ano.

Passadiços do Côa

Inaugurados em 2022, os Passadiços do Côa são uma atração turística que liga o Museu do Côa à antiga estação ferroviária do Côa, junto à foz do rio Côa e ao rio Douro. Com 930 metros de extensão e 890 degraus, os passadiços oferecem uma vista panorâmica sobre uma paisagem única, onde se encontram dois patrimónios mundiais da UNESCO: a arte rupestre do vale do Côa e a paisagem do Douro vinhateiro.

amendoeiras em flor -1-6

 2024 – Rota das Amendoeiras em Flor promovida pela CP – Comboios de Portugal

Mas também, e como já vem sendo hábito, a CP – Comboios de Portugal organiza mais uma edição dos passeios às Amendoeiras em Flor, com excursões programadas e bem organizadas. É um passeio ao encontro da primavera. Todos os sábados do mês de março, os viajantes podem embarcar numa viagem magnífica, que atravessa uma vasta região do Douro, até ao Pocinho, onde o cenário verde da paisagem é pontuado pelo colorido das amendoeiras, num percurso através da história e tradições locais.

O programa dura um dia inteiro. A viagem efetua-se em comboio especial no percurso Porto (Campanhã) – Pocinho e volta, com partida às 7h20 e regresso pelas 17h14.

Programa

  • Partida de Porto São Bento às 7h20 em carruagem especial (carruagem Schindler de 1ª classe) no InterRegional 861 (identificado no bilhete como 20861, face à existência de lugares e carruagens dedicadas);
  • Chegada ao Pocinho às 10h45 onde haverá autocarros para ida ao Museu do Côa;
  • Visita guiada ao Museu com duração de cerca de 1h30 e exposição da artista Paula Rego: “rutura e continuidade”;
  • Transporte de autocarro do Museu para o centro de Foz Côa;
  • Almoço livre no centro de Foz Côa – cerca de 2h00 de duração;
  • Após almoço, passeio de autocarro às amendoeiras em flor, acompanhado com um guia;
  • Regresso à Estação do Pocinho até às 17h;
  • Partida no InterRegional 876 às 17h14 e chegada a Porto São Bento às 20h30;
  • Prova de doces típicos durante as viagens.

Os preços rondam os 49€/adulto e 25€/crianças.

Uma rota para fazer de carro pelas Amendoeiras

Mas vamos ao carro. Aqui nos Trilhos, gostamos destas paisagens e todos os anos, sempre que podemos, lá vamos dar umas voltas. Por isso, deixamos aqui alguns dos sítios para poder usufruir ao máximo das amendoeiras em flor que são, literalmente, uma explosão da natureza.

Vamos lá às nossas sugestões:

Mas as amendoeiras em flor são só o mote para um conjunto de atividades que vão animar o Alto Douro e Trás-os-Monte.

Confira aqui o programa das festas das Amendoeiras em Flor para o ano de 2024 (em atualização):

As amendoeiras em flor são um verdadeiro espetáculo da natureza que vale a pena ver pelo menos uma vez na vida. Aproveite a primavera para visitar Portugal e desfrutar deste fenómeno único.

os meus trilhos
os meus trilhoshttps://osmeustrilhos.pt
Somos uma família apaixonada… apaixonada pelo mundo e pelas viagens, sejam elas curtas ou longas. Mas a maior das viagem começou há pouco, quando à equipa se juntou o pequeno Simão. Durante uma parte do ano vestimos as capas de dois burocratas do funcionalismo público, na outra, metemos a mochila às costas, pegamos no Simão, e vamos por aí… ver com outros olhos, conhecer o mundo, conhecendo-nos cada vez mais a nós próprios. Adoramos grandes aventuras por lugares longínquos, mas também gostamos de pegar no carro e andar por aí, sem destino. E porque a viagem não acaba nunca, como dizia Saramago, depois da viagem passamos tudo para aqui: textos, fotos, vivência, enfim… a nossa viagem! Um pouco de tudo num blog que é da Guarda para o mundo! Tudo sobre nós >>>

8 COMENTÁRIOS

  1. Ola Sandra… este ano, o gelo e o frio está a fazer das suas e as amendoeiras não querem deixar sair essas flores lindas… vamos esperar mais uns dias. Prometemos mais novidades para breve.

  2. Olá. As amendoeiras em flor são um espectáculo único. Obrigado por ajudarem a divulgar este magnífico património… Abraço

  3. Uma das zonas onde mais gosto de apreciar as amendoeiras em flor e Freixo de Numão. É uma zona lindíssima. Há uns anos fiz o percurso com a CP e foi espetacular.

  4. Gosto de acompanhar ” os trilhos”, fica mais uma referência em Figueira de Castelo Rodrigo-Escalhão possui um museu etnográfico único …e a Igreja matriz…uma catedral !!!Fica o desafio.Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

os meus trilhos
Somos uma família apaixonada… apaixonada pelo mundo e pelas viagens, sejam elas curtas ou longas. Mas a maior das viagem começou há pouco, quando à equipa se juntou o pequeno Simão. Durante uma parte do ano vestimos as capas de dois burocratas do funcionalismo público, na outra, metemos a mochila às costas, pegamos no Simão, e vamos por aí… ver com outros olhos, conhecer o mundo, conhecendo-nos cada vez mais a nós próprios. Adoramos grandes aventuras por lugares longínquos, mas também gostamos de pegar no carro e andar por aí, sem destino. E porque a viagem não acaba nunca, como dizia Saramago, depois da viagem passamos tudo para aqui: textos, fotos, vivência, enfim… a nossa viagem! Um pouco de tudo num blog que é da Guarda para o mundo! Tudo sobre nós >>>

Must Read