As temperaturas primaveris que se fizeram sentir durante quase todo o inverno pregaram uma valente partida a todos aos que por esta altura marcam nas agendas uma visita ao maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.
Sem o esplendor dos outros anos, as festas decorrem nos municípios durienses (ver programa completo das festividades), ainda que a flor, na maior parte dos casos tenha já dado lugar ao verde da folhagem que se prepara par acolher o seu fruto, essa amêndoa sadia e saborosa.
Como vem sendo tradição, cimentada ao longo da existência do Clube de Montanhismo da Guarda, foi organizada a Marcha das Amendoeiras, que obrigou que no passado domingo as centenas de caminhantes despertassem cedinho, mesmo cedo, rumo a Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
A caminho de Freixo de Numão
Freixo de Numão merece ser mais que um ponto de passagem nesta caminhada. Vale a pena um passeio pelas suas ruas arranjadas, pelos monumentos e pelourinho que lembram a importância que outrora teve. Importa é ainda deixar espaço para um Numantino que dê força às pernas que hão de aguentar os próximos quilómetros.
A passo largo o grupo segue em pequenos ajuntamentos que permitem levar a bom termo o articular da conversa e dos passos com a paisagem que vai cercando os caminhantes. Aparecem as amendoeiras aqui e ali. Algumas despidas, outras quais noivas engalanadas no dia da boda.
Na primeira paragem, em Touça, somos brindados por um sol forte e promissor que aquece a alma e faz esquecer o vento cortante que nos despertou na Guarda.
Desviados dos trilhos, por uma senhora que teimou que tamanho burburinho de passos, gargalhadas e conversas lhe ia stressar as ovelhas, seguimos caminho e vamos em direção às ruínas romanas de Prazo.
Não tardou que as batizássemos de Machu Picchu Português. Bem, mas isto promete outro post. Enquanto o post não sai, vejam as fotos e digam se não concordam com o nosso batismo. Assim, num recanto inesperado e tão perto de casa descobrimos pedaços de património único.
Falta pouco e os passos aceleram, desta feita rumo ao farnel que nos aguarda, de regresso a Freixo de Numão.
Sem contar calorias, esta refeição é feita de partilhas, sabe mais a convívio e companheirismo.
Estas fotos e muitas mais podem ser vistas no facebook d’ osmeustrilhos. Passem por lá!
Percurso Pedestre pelas amendoeiras


Deixamos aqui o percurso percorrido que servirá também de sugestão para poderem desfrutar deste espetáculo único que todos os anos traz cor ao inverno cinzentão que cobre o norte do país.
Distância total: 11,39 km
Tipo de percurso: Circular
Tempo total: aprox. 4h
Altitude máxima: 703 m
Altitude mínima: 579 m
Ver trajeto no Google Maps e descarregar o ficheiro
filhos prodigos de Portugal a muito emigrados por longinquas terras …vimos, porem deixar hoje aqui um sincero Obrigado a vos Sergio e Sandra…por trazerem estas imagens ha muito adormecidas na nossa mente…fica porem aqui uma promessa da rapida visita e ja agora porque nao ….juntar os nossos ….aos vossos os passos por entre os trilhos nas terras do Douro
obrigad0
[…] Hiking In The Almond Blossom […]