Como já vem sendo hábito, chega-se ao final do ano e lá chegam as revistas do que de melhor e pior aconteceu. Não somos daqueles que ficam sentados a pensar nas viagens feitas, gostamos, isso sim, é de fazer planos, de terminar uma viagem e de já estar a planear a próxima.
Mas às vezes lá gostamos de parar frente ao computador, abrir o Ligthroom e dar uma vista de olhos no catálogo das viagens. É bom percorrer pasta a pasta, ir lentamente de foto em foto. É bom, ao mesmo tempo, sonhar com as viagens que ainda não fizemos, mas que já temos desenhadas em mil e um planos.
Este ano começou com uma ida às tradições de São Gonçalinho, em Aveiro. Fizemos uma escapadela em Salamanca e na Páscoa andámos na Galiza, onde percorremos a famosa costa da morte. Fomos até Campomaior para participarmos numa das mais belas festas que se faz neste recanto. Enquanto isso, já estávamos com um pé na América do Sul. E foi lá que andámos durante um mês. Do Peru à Bolívia, ainda sentimos um terramoto de 8.4 em Santiago do Chile.
Por aqui, no osmeustrilhos.pt, escrevemos mais de 60 posts, o que dá, em média, um por semana! É verdade que nem sempre escrevemos com a regularidade que queríamos, mas lá fomos conseguindo vencer a preguiça.
Tivemos perto de 300 mil visualizações, o dobro do ano anterior. No facebook crescemos dos 8k likes para os 10k e tal likes. Portanto, só podemos estar orgulhosos.
Bem, mas vamos lá então ao nosso ano viajante, de Janeiro até ao final do ano.
1 – Festas de São Gonçalinho, em Aveiro


Em Aveiro, no bairro Beira-Mar junta-se gente de fé para pagar as promessas feitas ao São Gonçalinho. Vai daí e chovem milhares de cavacas dos céus.
2 – Catedral de Salamanca
Com uma das mais antigas universidades do mundo, Salamanca congrega hoje um extraordinário legado histórico aliado à sua dinâmica cultural.
3 – Desfiladeiros do Rio Sil, Galiza
Quase no fim do seu curso, o Rio Sil mostra todo o seu poder. Com uma força sobrenatural, rasga o duro granito e cava fundo um desfiladeiro medonho…
4 – Torre de Hercules, La Coruña
5 – Festa das Flores, em Campomaior
Ruas enfeitadas nas Festas do Povo de Campo Maior
6 – Machu Pichu (Peru)
A cidadela de Machu Picchu foi formalmente apresentada ao mundo por Hiram Bingham, em 1910. Guiado por pastores locais descobriu, envolto no mato, uma parte importante do esplendor Inca.
7 – Lago Titicaca (Peru e Bolívia)
Lago Titicaca com a Cordilheira dos Andes como pano de fundo
8 – Salar de Uyuni (Bolívia)


Pôr-do-Sol no Salar de Uyuni ( Bolívia)
9 – Deserto do Atacama (Chile)


Gaisers del Tatio, Deserto do Atacama
10 – Santiago do Chile
Uma das maiores metrópoles da América do Sul. As vistas da Torre Costanera são de cortar a respiração.
Pronto, e foi assim! Podemos contar convosco em 2016. Temos muitos plano, vão ver!