Estamos em Barcelona. Barcelona goza, nos dias que correm, de grande reputação e começa a pouco-e-pouco a tornar-se um dos destinos favoritos na Europa.
Confesso que Barcelona nunca me tinha despertado grande interesse, contudo a cidade do modernismo revelou-se uma boa surpresa, ainda longe das grandes capitais europeias, é certo, mesmo assim uma boa surpresa.



A viagem ida e volta a Barcelona (El Prat), numa companhia lowcost, ficou mais barata que a viagem de Vila Real ao Porto. Como compreender estas questões do consumo das massas? Resta aproveitar…!!
Na bagagem vai a inseparável canon, o guia American Express e a mais recente aquisição, o “setas”, o GPS Garmin eTrex 30. Cada vez temos mais cuidado com a bagagem, não só porque quanto mais coisas levares, mais coisas tens de carregar, mas também porque a Ryanair está cada vez mais intransigente com as malas, o peso, mas acima de tudo a dimensão… é o preço do lowcost.
Temos 4 dias para explorar a cidade, parecendo suficiente não programamos grande coisa. Vamos deixando que as coisas aconteçam. Tivemos o cuidado, unicamente, de verificar as entradas nos vários museus e atracções por forma a reduzir o preço.
O nosso roteiro por Barcelona foi, mais ou menos, assim:
1º Dia
Começámos, no Eixample, ainda cedo. Metemo-nos no metro até ao ex libris da cidade, a obra-prima de Gaudi, a Sagrada Família. Ao final da manhã subimos até ao parque Guell, aproveitando a vista sobre a cidade. Atravessámos o Quadrat D’or, na meca do modernismo. Descendo o Passeig de Grácia, ficámos embasbacados com a Casa Milá, e terminamos absorvendo as curvas enigmáticas na casa Batlló e as cores de la Boqueria.
Já quase noite, circulámos pela Plaça Catalunya e terminámos perdidos nas Ramblas.
2.º Dia
A Dona i Ocell abriu o dia. Subimos e passeamos por Montjuic. Descemos à Praça de España, depois de uma maravilhosa exposição impressionista no CaixaForum. Terminamos o dia no museu dedicado à ciência o CosmoCaixa.
3º Dia
Domingo, dia das “borlas” em Barcelona. Grande parte dos museus tem entrada gratuita no 1º ou 3º domingo de cada mês. Hoje é o dia de portas abertas no museu Picasso. Passamos a manhã absorvendo a obra do autor na sua tenra idade, principalmente quando passou por Barcelona. Emaranhamo-nos no Barri Gòtic, e deixamo-nos impressionar pela belíssima capela de Santa Maria del Mar. Atravessamos La Ribera até ao parque da Citadela. Pela tarde regressamos à parte velha da cidade, visitamos a Catedral e, depois das três, no Museu d’Història de la Ciutat, em plena Plaça del Rei, a entrada é gratuita.
4º Dia
Segunda-Feira, último dia. Quase tudo está fechado. A pensar nisso planeamos ir a Montserrat, um monte com um mosteiro que fica a cerca de hora e meia de viagem desde Barcelona. Regressámos Por volta das 3 da tarde, ainda a tempo da última visita guiada ao Palau de la musica Catalana, uma magnífica obra do arquiteto Domènech i Montaner. Seguimos, novamente, em direcção às Ramblas, já quando o sol desaparecia do horizonte. Na Rambla del Mar respiramos uma vez mais o ar do fresco enquanto olhávamos, como Cristóvão Colombo o fez outrora, o extenso mar azul. Está na hora de regressar.

Guia de Viagem a Barcelona:
Escrevemos muitos posts sobre Barcelona, por isso decidimos juntar, de forma organizada, tudo o que foi dito sobre esta linda cidade. Falamos de transportes, de formas lowcost de ver a cidade, de escapadelas até à periferia e muitas, muitas outras coisas sobre a cidade Condal…
Se tem algo, que toda a gente devia saber sobre Barcelona, diga-nos… deixe nos comentários… Obrigado.



Transportes:
- Quando chegamos à cidade, principalmente se viemos de avião, o importante é saber qual o Transporte do aeroporto de Barcelona (El Prat) até ao centro da Cidade
- Ainda no ar, nada melhor que evitar o pagamento de TAXAS de ADMINISTRAÇÃO (cartão de crédito) na RYANAIR.
Guias:
- Há muitos guias sobre Barcelona, nós optámos por recorrer às novas tecnologias e usar audio guias: Barcelona – áudio guias grátis
Depois, o que há para visitar em Barcelona?
- Museu Picasso
- Parc de la Ciutadella – Barcelona
- Rambla del Mar – Barcelona
- Barcelona de Colombo (Cólon)
- Montjuïc (Barcelona)
- Mercat de la Boqueria
- Casa Batlló
- Parque Guëll
- Sagrada Familia
- Edifícios Modernistas
Tem um dia livre? Quer saber o que se pode visitar fora de Barcelona?
Também fomos a Montserrat quando visitamos Barcelona. E gostamos muito! Barcelona ainda é hoje, a par de Granada, a nossa cidade favorita em Espanha.
Abraços
Bem, mas Montressat, apesar de ser interessante, desiludiu-nos um pouco. Agora, Barcelona é a cidade do modernismo e parece-nos que estão a fazer a opção correta: deixar a história e os clássicos para outras cidades e apostar naquilo em que são bons: arte contemporânea. Espero que esteja já bem programada a viagem até Marrocos. Abraço
[…] Percurso […]